PREVISÕES PARA O 2009

MINHA VISÃO DO ANO 2009

Sintetizo minha apreciação sobre a previsível situação econômica do Brasil no decorrer do próximo ano. Por curiosidade, sempre acompanho as previsões dos economistas brasileiros, muitos dos quais eram apelidados por FHC de cassandras e no governo do LULA de urubus, cujas previsões fazem corar até frade. Então agora com a eclosão da crise econômica, haja previsões e cada uma que seja mais pessimista. Na primeira eleição do atual presidente, o Brasil se afundaria e muitos industriais picados pela mosca da destruição chegaram a ponto de ameaçarem fugir do país. Nada das previsões aconteceram. O LULA assombrou a todos em manter uma política de austeridade e controle da inflação; concedeu ao Banco Central autonomia e o sucesso da economia é indiscutível. Porém eles jamais deixaram de fazer previsões catastróficas. Então sobre o PIB nem se calcula quantas previsões absurdas. Entretanto, o PIB do país no ano de 2007 atingiu a inacreditável marca de 6%. Quando o número foi divulgado, na sua maioria apareciam e davam explicações pelas TVs. Aliás, a telinha é o palco predileto deles. Agora novas previsões sobre o PIB de 2008, embora menos agressivas, não deixam de ser pessimistas. Então, vou ser curto e grosso na minha opinião, pois também me foi concedido o livre arbítrio:

1 ) –O PIB de 2008 surpreenderá ao atingir o nível de 5%. Não por falta de ação do governo, mas porque os economistas influenciaram as classes produtoras a dar um freio;

2 ) -O Brasil sairá imune e quiçá se beneficiará da crise externa porque a ação do governo tem sido objetiva e sua economia se encontra saudável e o seu sistema bancário, idem;

3 ) – O Brasil, apesar de ser obrigado a adiar planos de desenvolvimento importantes como a exploração do biocombustivel e o pré-sal, em conseqüência da premeditada queda inacreditável do preço do petróleo provocada por interesses subterfúgios, além dos fenômenos climáticos, será em futuro bem próximo, o alvo predileto dos investidores estrangeiros, porto seguro para seus capitais diante de uma situação política tranqüila e de um povo ordeiro e trabalhador, em plena ascensão cultural e social.

Portanto, apesar de muitos dos investidores brasileiros terem sido abocanhados em suas fortunas pelo estouro da bolha financeira, devem se tranqüilizar e esperar a fumaça passar. Quanto aos industriais que se desviaram de sua atividade produtiva para as de alto risco, espero tenham aprendido a lição.O Brasil realmente chegou no limiar do seu futuro como nação poderosa no cone sul.

Iran Di Valencia
Enviado por Iran Di Valencia em 22/12/2008
Reeditado em 22/12/2008
Código do texto: T1347951