Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

PÁSCOA


    A palavra Páscoa é de origem hebraica, Pesach, que significa literalmente passagem ou passar além, cujo sentido mais profundo refere-se a libertação.
    Para os judeus, a fuga do Egito para a Terra prometida, Canaã, liderado por Moisés, seria  passar da sua condição de escravos para  homens livres, que se reuniriam numa só nação.
É este o siginificado da Páscoa para os judeus até os dias de hoje, como era ao tempo de Jesus que, sendo ele próprio judeu, comemorava a Páscoa ao lado de seus discípulos.
     "Em um ato de humildade, Jesus antes da festa da Páscoa, lavou os pés de seus discípulos" (João:13)
      Com o advento do cristianismo e posteriormente o catolicismo, a Páscoa passou a representar a ressurreição ou a passagem da morte para a vida eterna, o triunfo do espírito sobre a matéria.
       Os católicos comemoram a Páscoa relembrando os últimos dias da vida de Jesus, sua aclamação de rei em Jerusalém, prisão, julgamento, crucificação, morte e ressurreição.
        Jesus nos revela que a morte não tem poder sobre a vida e que a alma, sendo imortal, viverá para sempre.
        Para as civilizações mais antigas e pagãs, essa época do ano era comemorada porque trazia o Sol e com ele a alegria de viver. Muitos rituais de fertilidade eram então praticados para saudar a primavera pois, depois de um longo período de inverno em que o sol não aquecia suas vidas e seus campos, eles festejavam a mudança da estação como algo em que lhes traria a libertação por meio de novas colheitas.
       Como vemos, sob vários aspectos religiosos ou não, a Páscoa é essencialmente a festa da libertação e encerra todo um simbolismo que representa a renovação da vida por meio da fecundação e da fertilidade. Deesa forma, o ovo seria a fonte da vida, onde tudo tem início e o coelho, pela sua capacidade de reprodução simbolizaria a multiplicação da espécie, ambos evocando renovação e esperança.
         Para nós espíritas, a Páscoa, através do exemplo de Jesus, nos remete a uma renovação interior, através de uma passagem para uma vida renovada, mudando nosso jeito imperfeito de agir. A semana santa seria um tempo de reflexão, tomando consciência de uma reforma íntima, uma renovação de sentimentos e atitudes, uma ressurreição do que há de melhor em nós.
Diana Lima
Enviado por Diana Lima em 07/04/2006
Código do texto: T135529
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre a autora
Diana Lima
Santo André - São Paulo - Brasil
152 textos (52795 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 06/12/16 10:24)
Diana Lima