Sobre o assassinato de Antônio Xavier - Patos - Pb

Quando se fala em homicídios, assassinatos e outras coisas que abalam a sociedade vigente, é necessário questionar a situação dos direitos humanos de cada cidadão.

O que é errado: O tráfico? O assalto? O homicídio?

O que é certo: O trabalho árduo? A dignidade? A honestidade?

Cada um sabe o que é certo para si e isso não é discutível. A integridade da pessoa começa a valer a partir de seus princípios. Primeiramente daqueles princípios que o indivíduo carrega consigo desde o momento que se reconhece como pessoa e os quais vem adquirindo ao longo de sua existência.

Falar sobre direitos, é falar do humano, de sua particularidade, de sua singularidade.

O caso ocorrido com a vítima, a saber, Antônio Xavier, vem abalando a estrutura psíquica de muita gente, principalmente daqueles que puderam participar de alguns momentos de sua vida, os quais, seus familiares estão inseridos. Com isso, cabe a cada um de nós, discutir não sobre seu caráter, mas sobre a violência que assola o nosso país, seja por policias contra bandido ou vice versa. É em relação a isso que deveríamos discutir. A partir daí, os pormenores apareceram e tomaram seus devidos lugares.

A violência vem crescendo de uma forma bastante assustadora diante de nossos olhos. Daí vem as perguntas: O que podemos fazer? O que está ao nosso alcance? A paz está nas mãos, muitas vezes, daqueles que promovem a guerra, a injustiça. No momento, não nos cabe muita coisa, a não ser acreditar em tempos novos, vindouros, não muito distante, mas próximo. Vale a pena sonhar, vale a pena ter esperanças. Acreditar ainda é uma grande arma, a qual não poderá ser destruída.