CapaCadastroTextosÁudiosAutoresMuralEscrivaninhaAjuda



Texto

ELIZABETH A RAINHA VIRGEM - O FILME

ELIZABETH A RAINHA VIRGEM - O FILME

ELIZABETH – A ERA DE OURO (UNIVERSAL) Narra a história de Elizabeth I (1533-1603), rainha da Inglaterra e da Irlanda, durante o conflito com Felipe II (1527-1598), rei da Espanha desde 1558 e de Portugal desde 1580.

O catolicismo varria a Europa no século 16 e contava com Felipe II como líder – considerado o soberano mais poderoso da época. Com o apoio da Igreja e armado com a Inquisição, o soberano espanhol pretendia arrancar a “herege” protestante Elizabeth do seu trono e restaurar o catolicismo na Inglaterra. Além dos motivos religiosos do conflito entre Espanha e Inglaterra, existiam também os políticos, pois Elizabeth apoiava as Províncias Unidas dos Países Baixos, que se revelaram contra o domínio espanhol.

Economicamente, a rivalidade ocorria devido à intensa pirataria inglesa contra colônias espanholas. Essa situação acabou resultando na Guerra Anglo-Espanhola, em 1585. Elizabeth, com quase 30 anos de reinado, ainda lutava contra aqueles que desejavam o seu trono e contra prováveis traições na própria família.

A conspiração de Babington contra o trono inglês também faz pare do roteiro do filme. Descoberta por Sis Francis Walsingham, responsável pela rede inglesa de espiões, culminou com a execução de Maria Stuart, rainha da Escócia.

Além de retratar o momento histórico, a obra narra a luta de Elizabeth como uma mulher que desejava controlar o amor, aniquilar seus inimigos e assegurar sua posição como ícone amado do Ocidente. Conhecida como “A Rainha Virgem”, o roteiro mostra os seus conflitos íntimos e o envolvimento romântico com o explorador Sir Walter Raleigh.

A rainha inglesa nunca se casou e até hoje os motivos são imprecisos. Existem hipóteses de que ela tinha repulsa pelo matrimônio por ter convivido com os maus tratos que as esposas de seu pai, Henrique XVIII, sofriam. Outros defendem a ideia de que ela possuía um defeito físico que tinha receio de revelar. Elizabeth manteve-se solteira e dizia ter “desposado o seu país”.

ELENCO:
Cate Blanchett (Rainha Elizabeth), Geoffrey Rush (Sir Francis Walsingham), Oliver Owen (Sir Walter Raleigh), Samantha Morton (Mary Stuart).
DIREÇÃO de Shekhar Kapur.
Dimas Paixão
Enviado por Dimas Paixão em 22/01/2009
Código do texto: T1398990

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original. Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.

Comentários

Sobre o autor
Dimas Paixão
Brasília - Distrito Federal - Brasil, 53 anos
20 textos (60948 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 30/08/14 17:14)