Conheça a poetisa Sophia de Mello Breyner




Morreu a poetisa portuguesa, Sophia de Mello Breyner Andresen, com 15 livros de poesias publicados,e outros tantos em prosa infantil.

Era uma mulher interessante, dessas que tem linhagem,que nasceu como dizem em "berço de ouro", mas por isso mesmo acho-a interessante.

Uma mulher com cinco filhos,que depois de sair da cidade do Porto sua terra natal, veio morar em Lisboa, e participou efetivamente da política do 25 de Abril, todos sabem ,a dita revolução dos cravos.

Sua casa, servia de encontro para poetas e os que eram contra o regime de Salazar,surpreendentemente , essa senhora sempre tinha um verso para acalentar, do dia 25 de Abril disse ela:
"Esta é a madrugada que eu esperava
O dia inicial ,inteiro e limpo"

Tinha o dom da palavra,e num artigo que uma revista publicou recentemente, chamam-na de "reserva da língua portuguesa", tal o seu gabarito em escrever.

Alguns de seus livros são magistrais, como:MAR NOVO, publicado em 1958,e o LIVRO SEXTO, publicado em 1962 em plena ditadura, que a premiou em 1964 com o Grande Prêmio De Poesia Da Sociedade Portuguesa.

Fêz uma incursão na política , após o 25 de Abril,chegando a deputada na Assembléia Constituinte, pelo Partido Socialista, decepcionou-se um pouco com a política, voltou para casa , para escrever mais belos versos como este: 

"Pedra rio vento casa
Pranto dia canto alento
Espaço raiz e água
Ó minha pátria e meu centro"


A poesia chora a sua morte em 2 de julho de 2004!