A força da salvação

Rm 7:22-25 - Porque, segundo o homem interior, tenho prazer na lei de Deus; Mas vejo nos meus membros outra lei, que batalha contra a lei do meu entendimento, e me prende debaixo da lei do pecado que está nos meus membros. Miserável homem que eu sou! Quem me livrará do corpo desta morte? Dou graças a Deus por Jesus Cristo nosso Senhor. Assim que eu mesmo com o entendimento sirvo à lei de Deus, mas com a carne à lei do pecado.

Quando eu me converti a Deus eu tinha muitos problemas. Eu estava dominado pelos vícios do álcool e do fumo. Meu casamento agonizava. Eu não tinha dúvidas de que a paciência de Lourdes, minha esposa, já estava chegando ao fim de seus limites. Meu filhinho Fernando sofria diante de minhas atitudes irracionais. Por várias vezes eu balancei na corda bamba e quase fiquei desempregado. Então eu vi a luz que liberta brotar em minha mente, eu tive a revelação de que se eu não buscasse a Deus para me ajudar a resolver os meus problemas, certamente a minha perdição se tornaria uma realidade. Sentei com Lourdes e Fernando. Conversamos. Expus os sentimentos que passavam pela minha cabeça. Disse que estava com vontade de aceitar a Jesus como Senhor de minha vida, mas que temia fracassar novamente se minha decisão fosse isolada e se eu ficasse dividido em minha própria casa. Então Lourdes me disse que há muito tempo esse era o seu desejo e que ela estava apenas me esperando para tomar essa decisão. E Fernandinho também queria aceitar a Jesus. Então nós decidimos entregar o nosso destino nas mãos dele. E no primeiro domingo que se seguiu, nós fomos à Igreja e aceitamos publicamente a Jesus. Era o dia 07 de agosto de 1994.

Então comecei uma nova luta. Uma luta comigo mesmo. Eu queria romper em definitivo com os meus vícios. Eu queria uma força atuando dentro de mim. Eu queria sentir a energia do poder de Deus circulando com o meu sangue em minhas veias e me dando força e capacidade para resistir ao maligno. E nós orávamos em casa. Lourdes e eu. E pedíamos a força de Deus para mim. Mas eu não sentia a força. Eu não sentia nada. E eu dizia: “Lourdes, eu não estou sentindo a força”. E ela me dizia: “Mas meu bem, o que eu posso fazer?”. Então eu lhe dizia: “Vamos orar mais!” E oramos e oramos, muitas vezes até eu dormir, vencido pelo cansaço. E o tempo foi passando, passando e eu nunca senti de uma forma especial a manifestação em mim da força que eu estava procurando. Mas continuei a luta. Nunca desisti. Troquei os cigarros e a bebida por oração. Quando eu sentia a vontade de fumar ou de beber, eu orava e pedia o auxílio da força. E orava até esquecer que queria fumar ou beber. E eu dizia: “Senhor! O Senhor sabe que eu quero parar de beber e de fumar. O Senhor sabe que eu não quero beber nem fumar. Então, Senhor, tira de mim esse desejo e essa vontade. E líamos a Bíblia e orávamos e íamos à Igreja. E cantávamos. E orávamos. E o tempo foi passando e eu fui ficando cada vez mais forte. Continuava sentindo vontade de atender aos meus vícios, mas usava o mesmo remédio da oração. E tenho sido vitorioso até aqui. Ainda hoje eu sinto vontade de beber em certos momentos, mas não bebo. Procuro fazer outra coisa, ocupar meu pensamento com outra coisa e a vontade passa e eu nem percebo. A verdade é que eu não vi e nem senti uma manifestação extraordinária da força de Deus dentro de mim. Fisicamente, sempre me senti a mesma pessoa. Mas eu não tenho dúvidas de Ele atuou em meu ser e me deu a vitória. Na verdade, eu sei que Ele me atendeu. Eu pedi a libertação e Ele me libertou. E eu creio que estou liberto, não pela minha força, mas pelo poder de Deus que atuou e continua atuando em mim.

O segredo da libertação, da salvação e da vitória é o crer. Essa é a resposta que obteremos de Deus, se ocuparmos o lugar do carcereiro de Filipos, na passagem registrada em At 16:30-31 e perguntarmos:

“Senhores, que é necessário que eu faça para me salvar? E eles disseram: Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e a tua casa”.

Eu cria que Deus me daria a força para a libertação, embora não soubesse como. Eu não conhecia como hoje conheço, que o “como se libertar” está embutido na crença de poder ser libertado. Deus age por meio da nossa crença, da nossa fé, da nossa esperança. Eu cri, eu tive fé e esperei ser libertado por Ele e fui libertado. Não tenho dúvidas de que as palavras de Jesus em Jo 8:31-32 se cumpriram em mim e também se cumprir em qualquer pessoa.

“Jesus dizia, pois, aos judeus que criam nele: Se vós permanecerdes na minha palavra, verdadeiramente sereis meus discípulos; E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará”.

Assisti um filme com as crianças intitulado “Kung Fu Panda”. No filme, espera-se por um guerreiro que será um poderoso lutador e que receberá o segredo de um pergaminho que poderá torná-lo o maior guerreiro de todos os tempos. Mas no dia da sua manifestação, quando ele será indicado pelo grande mestre ocorre uma surpresa. O guerreiro esperado não é nenhum daqueles que foram preparados para sê-lo, mas um simples urso panda, gordo e frágil, filho de um cozinheiro de macarrão, cuja esperança era que seu filho atingisse certo estágio profissional para poder receber o segredo da receita especial que os mantinha no negócio de macarrão. O filme mostra algo que é comum a todas as pessoas. Nós acreditamos que existem segredos para o sucesso. Eu esperava uma força especial de Deus, os seguidores do Kung Fu esperavam um grande guerreiro que receberia o segredo oculto no pergaminho, o Panda esperava o segredo da receita especial de macarrão. E, da mesma forma que eu descobri, o filme também revela que não existia um segredo na receita. O macarrão que o cozinheiro fazia era um macarrão comum. E no pergaminho também não havia nada escrito. Ele estava em branco. E como eu, o Panda descobriu que o segredo era crer na existência do poder. O segredo está em nós mesmos. E no dia que nós cremos que Deus nos libertará, então teremos descoberto o segredo da salvação. O segredo é que não existe segredo. Basta simplesmente que creiamos que Jesus é o único que pode nos salvar.

“Porque também debaixo do céu nenhum outro há, dado entre os homens, nome pelo qual devamos ser salvos” (At 4:12).

Eu não sei o que pode estar se passando com você nesse momento. Talvez você também esteja esperando que alguma coisa especial aconteça, para que você possa ser efetivamente libertado. Mas eu te digo que isso não vai acontecer. Deus se manifesta em nós por meio de seu Espírito Santo que habita em nós.

“Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos?” (1 Co 6:19).

É esse Espírito que, agindo em nós, nos faz realizar coisas maravilhosas, as quais, por nossos próprios meios dificilmente realizaríamos. Jesus chegou a dizer que nós poderíamos fazer coisas maiores do que aquelas que Ele fazia.

“Na verdade, na verdade vos digo que aquele que crê em mim também fará as obras que eu faço, e as fará maiores do que estas, porque eu vou para meu Pai” (Jo 14:12).

O segredo da vitória está no CRER. É preciso crer que Deus nos dará a vitória por meio de Cristo Jesus.

“Mas graças a Deus que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus CristoI” (1 Co 15:57).

“Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo, a nossa fé” (1 Jo 5:4).

Que Deus nos abençoe!