Como são feitos os VIDROS.

"" Tudo o que é belo,

morre no homem,

mas não na arte."" (Leonardo da Vinci)

Em Poços de Caldas , foi o que respondeu minha mãe quando lhe perguntei onde ela havia comprado aquele lindo vaso . E ainda completou : "É de murano! ". Está aqui, adornando a casa . É verde, em degradêe. Uma base circular , densa , com uma acentuada reentrância a uma altura de 20cm da base, alargando-se logo em seguida , até terminar com desenhos imitando pétalas arredondadas. Tem no total 40 cm. Fui medir com a fita métrica. É , realmente antigo , e muito lindo . Sim, veio de Poços de Caldas, sul de Minas Gerais .

Murano é vidro . E a sua origem é da Ilha de Murano , em Veneza-Itália- . Essa ilha foi escolhida como sede industrial para a fabricação do vidro em 1291 porque em relação à Veneza recebia o vento tramontana facilitando a dispersão da fumaça no ar , não poluindo, assim, o ar da cidade. Um outro motivo de Murano ter sido escolhida como sede do vidro , foi pelo fato de afugentar o perigo de incêndio na cidade de Veneza. A atividade é antiquíssima ,mas, o verdadeiro impulso deu-se quando Veneza entrou em contato com as oficinas saracenas da Síria -Oriente Médio- entre os séculos XI e XII . Hoje os objetos de vidro produzidos em Murano são famosos e apreciados no mundo todo. Principalmente bijuterias , etc...

Para se fazer vidro mistura-se areia com hidróxido de potásio ou carbonato de cálcio . Essa mistura é levada ao forno e aquecida de 1400 a 1600 graus centígrados e vira um líquido transparente .

Depois de esfriar , vira vidro. A fabricação de vidro é bem antiga . Foi descoberta em 1500 a. C . Foi há quase 200 anos que surgiu a técnica do vidro soprado . Como a pasta de vidro esfria muito depressa , é uma técnica muito difícil. O operário pega uma bola da pasta na ponta de um canudo de metal e, sopra pelo canudo para formar copos e garrafas . Hoje em dia as indústrias usam máquinas

para fazer vidro plano . A pasta passa entre os cilindros de metal , das máquina, e sai plana. Mirabolante ... rs .Divertido , ver.

Para fazer outros objetos , existem as máquinas de estampagem . O vidro líquido é colocado dentro de uma forma e uma outra peça da máquina faz a parte de dentro do objeto . Para se fabricar vidros de óculos é preciso usar materiais muito puros . A pasta é agitada de uma maneira especial para saírem todas as bolhas de ar . Depois disso ele é fundido mais uma vez antes de ser usado. Bem , agora temos fabricação de vidros especias como o pirex , que não se quebra com o calor , e o vidro temperado usado

em automóveis , que se quebrarem , formam pedacinhos , ou seja estilhaçam . Não cortam . O vidro em fibra , também é muito usado nas indústrias e com ele se faz a lã de vidro , um ótimo material isolante , usado em geladeiras , por exemplo .

Bem , minha intenção é a de informar , a história do vidro . Evidentemente , que é uma parte da história . O básico , digamos assim. Hoje , em pleno sec. 21, e na pós-modernidade , as coisas são diferentes , múltiplas. Quando eu estive na França , pela primeira vez , era criança . Mas quando adulta fui visitar uma fábrica de lentes para óculos -a varilux. Nossa, tudo era especial ... Um grupo de funcionários era especializado para fazer a lente do olho direito e um outro grupo só fazia as lentes do olho esquerdo . Fiquei impressionada com os detalhes, o cuidado , o rigor , a idoneidade das indúsrias que fabricavam esse tipo de lente . E ainda fabricam. Provavelmente , já com outras técnicas , tamanha é a rapidez que as coisas se desenvolvem. Tudo se moderniza da noite para o dia . A velocidade é tamanha , que mal podemos acompanhar. Por isso as exigências na hora de contratar funcionários . Querem especialização em tudo e a cabeça que, aceita mudanças . Quem parou ou para no tempo , tá fora . Não faltam empregos . Faltam pessoas competentes .

Estão aí , algumas informações sobre o vidro . Básicas... Aprofundar ,cabe a você leitor. Hoje , desabrocham , rapidinho ,

em todos os países e em todos os lugares dos mais simples aos mais sofisticados , objetos feitos de vidro que até Deus duvida , como diz o ditado . O murano também deve ter sofrido modificações na sua fabricação , mas uma coisa é certa : mesmo que o tempo passe , a beleza do murano , fica . Não envelhece. É eterna, enquanto dure.

( Posted by Kalena, feb. 2009 ***)

kalena
Enviado por kalena em 27/02/2009
Reeditado em 27/02/2009
Código do texto: T1459555
Classificação de conteúdo: seguro