QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO FACE A CRISE MUNDIAL

A Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) está voltada para facilitar ou trazer satisfação e bem estar para o trabalhador na execução de suas tarefas. É preocupação antiga do ser humano em melhorar as condições e exemplificativamente, temos a Lei das Alavancas, de Arquimedes formulada em 287 a.C.

Hoje, o maior patrimônio que uma organização pode ter são as PESSOAS, estas sim devem ser valorizadas e respeitadas sempre, sejam representadas pelos colaboradores ou seus clientes.

As organizações têm investido na qualidade de vida de seus colaboradores para que permaneçam satisfeitos e mantenham e/ou aumentem a produtividade e o lucro no período. Colaborador feliz, satisfeito e em perfeita harmonia com seu trabalho, sua família e consigo mesmo, atingirá todos os objetivos da empresa, podendo, inclusive, superá-los.

Entretanto, devido as constantes mudanças e exigências do mercado de trabalho, os profissionais tiveram de se adaptar e tornar-se mais FLEXIVEIS. Estas mudanças afetam valores e obrigam as pessoas a se adequarem a nova realidade, gerando conseqüentemente doenças físicas e emocionais. Ressalte-se que não ocorre com todas as pessoas, pois algumas encaram as mudanças com mais naturalidade.

Adotando o programa de QVT na organização, temos os seguintes benefícios:

* Melhoria da produtividade,

* Empregados mais alertas e motivados,

* Melhoria da imagem corporativa,

* Menos absenteísmo,

* Melhoria das relações humanas e industriais,

* Baixas taxas de enfermidade,

* Melhoria da moral da força de trabalho,

* Redução em letargia e fadiga,

* Redução de turnover.

QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO ANTES DA CRISE MUNDIAL

Antes da crise mundial, alguns profissionais sentiam-se desmotivados, inseguros e/ou insatisfeitos, mas isso era em decorrência de outros fatores, como, falta de incentivo na organização, intrigas, baixo salários, mudanças constantes.

Por ser o mercado de trabalho muito competitivo, principalmente nos últimos tempos, já que estamos na ERA DA INFORMAÇÃO, o profissional precisa ter um conhecimento da sua área de atuação, bem como uma visão geral de toda a situação ou será excluído por aquele mais capacitado.

QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO APÓS A CRISE MUNDIAL

A crise mundial tem afetado seriamente as empresas e, por conta disto, atinge muitos profissionais que ainda estão empregados, causando as seguintes consequências:

* Baixa motivação,

* Falta de atenção,

* Tensão,

* Problemas cardíacos,

* Diminuição de produtividade,

* Alta rotatividade.

* Acidentes de trabalho.

As consequências abordadas acima criam uma energia negativa que repercute na família, na sociedade e no sistema médico. Segundo Domenico de Masi, vivemos e trabalhamos numa sociedade do futuro, mas continuamos a usar os instrumentos do passado.

Razões para sofrimento descrito anteriormente:

 Insegurança no emprego: demissões em massa;

Profissionais extremamente qualificados estão sendo demitidos para evitar quebra da empresa (ela conseguirá sobreviver sem tais profissionais ???)

 Férias coletivas;

 Redução parcial de horas trabalhadas e dos salários;

Felizmente, muitas organizações têm inovado no cenário atual e proporcionado melhores condições aos seus colaboradores. Desta forma, humanizam ainda mais o trabalho.

A inovação é uma arma favorável para combater a crise e manter qualidade de vida, bem como serve para a prevenção de acidentes. Vale lembrar que a inovação nasce sempre num momento de crise.

Quando a empresa proporciona ao colaborador a possibilidade de participar ativamente da atividade que desenvolve, aproveitando sua inventividade, criatividade, capacidade de solucionar problemas, etc evitará insatisfação, problemas mentais e físicos, acidentes de trabalho etc.

Não devemos esquecer que, embora as mudanças sejam vistas como adversidades, elas também podem ser encaradas como bênçãos. As crises estão cheias de oportunidades. Nestes momentos, muitos podem alcançar o pote de ouro no fim do arco íris ou simplesmente ficar parados a espera de um milagre vindo dos céus.

Para finalizar, transcrevemos a opinião de "Einstein" sobre a crise, senão vejamos:

"Não pretendemos que as coisas mudem, se sempre fazemos o mesmo. A crise é a melhor benção que pode ocorrer com as pessoas e países, porque a crise traz progressos. A criatividade nasce da angústia, como o dia nasce da noite escura. É na crise que nascem as invenções, os descobrimentos e as grandes estratégias. Quem supera a crise, supera a si mesmo sem ficar "superado". Quem atribui à crise seus fracassos e penúrias, violenta seu próprio talento e respeita mais aos problemas do que às soluções. A verdadeira crise, é a crise da incompetência. O inconveniente das pessoas e dos países é a esperança de encontrar as saídas e soluções fáceis. Sem crise não há desafios, sem desafios, a vida é uma rotina, uma lenta agonia. Sem crise não há mérito. É na crise que se aflora o melhor de cada um. Falar de crise é promovê-la, e calar-se sobre ela é exaltar o conformismo. Em vez disso, trabalhemos duro. Acabemos de uma vez com a única crise ameaçadora, que é a tragédia de não querer lutar para superá-la".

Albert Einstein

Bianca Stievano
Enviado por Bianca Stievano em 05/03/2009
Código do texto: T1470900
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.