Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

SOUTH PARK - DESENHO PROVOCA INDIGNAÇÃO

Com traço minimalista e histórias escrachadas que beiram o mau gosto, o desenho South Park tem feito sucesso entre adultos e adolescentes

Não são apenas as caricaturas de Maomé que têm gerado polêmica ultimamente. Famoso por mexer em assuntos espinhosos, o desenho de humor negro South Park abusou e deixou os católicos furiosos. Um dos episódios recentes da série, batizado sugestivamente de Bloody Mary (Maria sangrenta), mostrou uma estátua da mãe de Cristo menstruando e respingando sangue no rosto do papa. Foi o suficiente para provocar as lideranças católicas em todo o mundo. Na Nova Zelândia, por exemplo, os bispos convocaram os fiéis do país para um boicote aos canais de televisão que exibem o desenho.

Não é a primeira vez que South Park – nome de uma cidade fictícia do Colorado (Estados Unidos), onde há somente um dia de sol por ano – causa confusão. O desenho já brincou com a vida sexual do astro Tom Cruise e costuma retratar com irreverência tanto Jesus quanto o diabo. Um dos episódios mostra Cristo brigando até a morte com o Papai Noel pelo verdadeiro sentido do Natal.

“Mostrar o quanto ficamos ofendidos pode fazer com que eles parem e considerem que a liberdade de imprensa não é uma licença para incitar intolerância ou para promover o ódio ou o escárnio de religiões, raças ou gênero”, diz um trecho da carta divulgada pelas lideranças católicas. Não se sabe até que ponto a campanha terá sucesso. Bloody Mary bateu recordes de audiência e fez com que o diretor da TV Works, que exibiu o episódio, desse uma resposta seca às ameaças: “Se os católicos se sentem ofendidos, é melhor não assistirem”.

Criado há dez anos pelos cartunistas americanos Matt Stone e Trey Parker, South Park vai na contramão numa época em que a correção política tem dado as cartas na sociedade. Pior: segundo alguns críticos, chega a ser doentio e depravado com sua irreverência e linguagem coloquial, usadas como artifício para atrair o público adolescente. Por aqui, o desenho é exibido pelo canal pago Multishow.

Fonte: Revista Eclésia - Edição 115
* caso queira adquirir a revista, favor solicitar por e-mail.

COPYRIGHT © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
Para a aquisição desse texto para fins de qualquer natureza – inclusive para reprodução, trabalhos profissionais ou acadêmicos –, favor entrar em contato pelo e-mail jdmorbidelli@estadao.com.br.

Agradeço se puder deixar um comentário.

JDM

José Donizetti Morbidelli
Enviado por José Donizetti Morbidelli em 04/05/2006
Reeditado em 30/10/2009
Código do texto: T150163
Classificação de conteúdo: seguro

Copyright © 2006. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
José Donizetti Morbidelli
São Paulo - São Paulo - Brasil
218 textos (621512 leituras)
24 e-livros (1368 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 02/12/16 18:25)
José Donizetti Morbidelli