CapaCadastroTextosÁudiosAutoresMuralEscrivaninhaAjuda



Texto

Línguas do mundo

       Nos 195 países do mundo. Quantas línguas são faladas?
       Existem várias respostas para essa pergunta, dependendo do ponto de vista de cada pessoa.
       Se olharmos pelo lado quantitativo, o Mandarin (língua nativa da China e Singapura), é com certeza a língua mais falada no mundo com mais de um bilhão de nativos.
       O Hindu (língua nativa da Índia), ocupa o segundo lugar com 370 milhôes de nativos, o Espanhol ocupa a terceira posição com 350 milhões de nativos e o Inglês na quarta posição com 340 milhões de nativos.
       O Português, língua falada em dez países ao redor do mundo, ocupa o sexto lugar com 250 milhões de nativos.
       No total, são faladas no mundo 6912 línguas. O continente com mais línguas é a Ásia com nada mais nada menos do que 2269 (32,8%), em seguida a África com 2092 (30,2%), depois a Oceania e ilhas com 1310 (19,0), em seguida as Americas com 1002 (14,5) e por último o velho continente, a Europa, com apenas 239 (3,5%).
       Os números são impressionantes. Mas há uma pergunta que não quer calar. Qual das línguas é a mais usada?
       O Inglês é com certeza, sem sobra de dúvida a língua mais usada no mundo. No mundo dos negócios, viagens de lazer, esporte e entertenimento, etc... A partir dos anos 70, o Inglês tomou uma enorme proporção e a maioria dos empresários e estudantes aderiram aos cursos de aprendizado do Inglês para que pudessem se manter no topo.
        Hoje em dia, as Universidades dos EUA, Inglaterra, Canadá e Austrália exigem que os alunos estrangeiros façam um teste de fluência antes mesmo de firmar matricula. Ninguém é matriculado, a menos que passe o teste.
        Quais são as vantagens que uma segunda língua, o Inglês, por exemplo, pode trazer para a vida pessoal e profissional de uma pessoa?
        Existem vários pontos curiosos e que merecem ser ressaltados.
        Ao aprender uma língua, o estudante em questão, não aprende simplesmente como se comunicar num novo idioma, ele aprende também a lidar com as pessoas dessa comunidade, dessa nação, aprende seus costumes, suas culturas e principalmente sua maneira de ver o mundo e até seu próprio país.
        Pessoas que dominam o Inglês com fluência, além de sua língua mãe, têm mais facilidade em se comunicar, se soltam mais e resolvem os problemas com mais agilidade e precisão.
        Pelo lado pessoal, as pessoas às vezes acham que saber como pedir um copo de água, ou reservar uma mesa num restaurante quando se está viajando é o suficiente. A maioria das pessoas quer conhecer o máximo possível dos lugares aonde vão, e se mover dentro de um país fica mais fácil quando se sabe explicar melhor o que se está procurando. O prazer de poder manter uma conversa com um nativo, seja ele de onde for, é enorme, e se aprende muito com isso.
        Saiba lidar com as diferenças das línguas, mas não se deixe abater por não as entender. Aprender uma língua, nunca foi tão fácil.
Jose DaSilva
Enviado por Jose DaSilva em 04/04/2009
Código do texto: T1522880

Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.

Comentários

Sobre o autor
Jose DaSilva
Reino Unido, 28 anos
280 textos (59771 leituras)
1 e-livros (29 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 01/09/14 15:41)