OUVIR e ESCUTAR - as "malícias" da linguagem

"Irmãos, quanto a mim,

não julgo que haja

alcançado a

perfeição, mas uma coisa

faço, e é que esquecendo-me

das coisas que atrás ficam

avanço para as que se encontram

diante de mim" __paulo (Filipenses , 3:13 e 14)

O termo "ouvir" é definido como "perceber" , tanto quando está escrito como quando está falado . A gente percebe pelo sentido da audição . Essa definição nos remete ao sentido da audiçaõ . Ao próprio ouvido . È comprovado , cientificamente , que nada chega ao nosso cérebro sem passr pelos nossos sentidos . CIENTIFICAMENTE . E tem gente que ainda não acredita nisso e quer tirar uma outra definição , de um Almanaque . É evidente que encontramos em fontes bem preciosas , um bom dicionário , ou outras tantas, sinônimos vários : sentido real , metafórico , figurado , etc... Evidenciam , às vezes , mais a função de ouvir . Já o termo "escutar" significa : prestar atenção para OUVIR , estar consciente do que está OUVINDO , ficar atento para dar a atenção , esforçar-se para ouvir com clareza. Compreender e apreender o que está ouvindo .

Observando com atenção as funções desses 2 termos é que conseguiremos distinguir o OUVIR do ESCUTAR . Ouvir é mais superficial : se uma pessoa conversa com você , num encontro de rua , mas enquanto você fala ,ela está olhando a vitrine, vendo quem passa na outra calçada , ou querendo saber a marca daquele carrão que passou , ou se torcendo toda para seguir o andar de um belo rapaz, ela não está lhe ESCUTANDO . Ela apenas está ouvindo . Talvez só o ronco do carrão que passou . Ou seja , ouvir é muito mais superficial do que ESCUTAR. Quem escuta ouve , mas nem sempre , ou quase nunca, quem ouve não ESCUTA (semântica pura ... ) .

ESCUTAR mobiliza-nos para algo mais profundo . Despreza ouvidos moucos . Exije-nos ouvidos apurados . Escutando conviveremos melhor com as diferenças e com os diferentes ; melhoraremos a qualidade dos processos , projetos, procedimentos , serviços e produtos com os quais estamos envolvidos no dia dia . Escutando promoveremos maior integração entre as pessoas , elevando a motivação , a RESILIÊNCIA ( quem quiser pode ler o meu texto , aqui no Recanto , onde falo sobre resiliência) , e por consequência acentuando o compromisso de todos com o sucesso e a diplomacia. Precisamos ser mais políticos (Leia O Príncipe , de Maquiavel) . Escutando o que nos estão a dizer , constataremos que , de ruma simples conversa podem nascer uma grande amizade ( empatia e simpatia) , ideias inovadoras , soluções criativas , projetos originais , e, empreendimentos de sucesso , promovendo o bem estar de todos .

PRICIPALMENTE ,mostrando o seu caráter e a sua credibilidade .

Os seus toques pessoais , os seus gestuais , a sua fineza.

P.S - POR FAVOR QUEM QUISER APAGAR COMENTÁRIOS , QUE O FAÇA. Mas não esqueça de avisar a pessoa , antes de apagar . É, o mínimo que exige uma boa educação.

(Kalena, 10/04/09)

kalena
Enviado por kalena em 10/04/2009
Reeditado em 10/04/2009
Código do texto: T1531661
Classificação de conteúdo: seguro