CapaCadastroTextosÁudiosAutoresMuralEscrivaninhaAjuda



Texto

Música como fator de inclusão social


13/04/2009

 Volta Redonda/RJ — A Legião da Boa Vontade (LBV), em Volta Redonda, mantém o Lar Vovó Ássima e Vovô Elias Zarur, para Melhor Idade, um Lar de reintegração familiar e social para Terceira Idade, que atende idosos nos regimes de Longa Permanência e do Centro Dia. O objetivo principal é amparar e proteger as pessoas idosas, assegurando seu bem-estar e sua participação na comunidade, defendendo sua dignidade e reduzindo os fatores de risco comuns nessa fase da vida, além de esclarecer as famílias sobre os cuidados com seus idosos.

A preocupação constante da LBV é a melhoria no nível de qualidade de vida dos usuários e ampará-los física, social, espiritual e moralmente com atividades diferenciadas. Uma delas, que propicia momentos de interação social e eleva a auto-estima de todos, é o Coral Idalina Cecília de Paiva, sob a regência do mais novo integrante do Lar, professor Darcy Augusto Malheiros, que veio contribuir ainda mais com este movimento cultural. As idosas e idosos estão bastante motivados com os ensaios diários feitos com o professor Malheiros, apresentando-se em eventos internos e externos, recebendo aplausos calorosos do público.

"A música promoveu uma nova socialização entre os integrantes, ajudou na criação de novas perspectivas para o futuro, tornando os mais ativos, e eliminando as barreiras da exclusão social, despertando seu interesse para a participação de outras atividades desenvolvidas no Lar. Além disso, a música possibilitou mais a participação dos familiares aos eventos", explicou Paula Almeida, assistente social do Lar.

O professor Darcy Augusto Malheiros, de 86 anos, descreve a satisfação em reger o coral da melhor idade: "Estou me sentindo muito bem aqui no Lar da LBV, passando um pouco de minha experiência para estas idosas que têm um imenso respeito pela arte, cantamos para louvar a Jesus e alegrar o dia de todos vocês. Já ensaiamos várias músicas. Nossos ensaios são pela manhã e está sendo uma maravilha. Uma pequenina semente foi germinada e daqui algum tempo teremos uma árvore frondosa".

Uma das integrantes do Coral, a sra. Estelita Araújo, 74 anos, diz que sua vida é só alegria com o coral: "Eu me sinto muito feliz aqui na LBV. Agora então minha vida e só alegria, entrei para o Coral e já estou cantando. Eu precisava disso. Nunca em minha vida sonhei em cantar, apesar de sempre gostar de música. Nem sei como agradecer a Deus".

"Cantar é uma maravilha! Eu sei que tenho algumas dificuldades, mas estou gostando muito. Eu era muito envergonhada, mas agora, já me sinto muito melhor. Quando canto esqueço de tudo, só ouço a música. Também faço teatro aqui na LBV. Agradeço a Deus por estar aqui", finalizou a sra. Mariana Maria, de 84 anos.

Visite, apaixone-se e ajude a LBV! Em Volta Redonda/RJ, o Lar Vovó Ássima e Vovô Elias Zarur, para Melhor Idade, está localizado na Av. Nossa Senhora do Amparo, 5.079 — Santa Rita do Zarur. Para outras informações, ligue: (24) 3346-7160.
Simone Barreto
Enviado por Simone Barreto em 14/04/2009
Código do texto: T1538286

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (Você deve citar a autoria de Simone Barreto). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.

Comentários

Sobre a autora
Simone Barreto
Rio de Janeiro - Rio de Janeiro - Brasil, 49 anos
34 textos (3206 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 23/08/14 00:34)