PORQUE A ÉTICA É NECESSÁRIA E IMPORTANTE?

CÁ ENTRE NÓS...

Por SSala

A ética tem sido o principal regulador do desenvolvimento histórico - cultural da humanidade. Sem ética, ou seja, sem a referência a princípios humanitários fundamentais comuns a todos os povos, nações, religiões etc, a humanidade já teria se despedaçado até a auto-destruição.

Também é verdade que a ética não garante o progresso moral da humanidade. O fato de que os seres humanos são capazes de concordar minimamente entre si sobre princípios como justiça, igualdade de direitos, dignidade da pessoa humana, cidadania plena, solidariedade etc, cria chances para que esses princípios possam vir a serem postos em prática, mas não garante o seu cumprimento.

As nações do mundo já entraram em acordo em torno de muitos desses princípios. A “Declaração Universal dos Direitos Humanos”, pela ONU (1948), é uma demonstração de o quanto a ética é necessária e importante.

Mas a ética não basta como teoria, nem como princípios gerais acordados pelas nações, povos, religiões etc.

Nem basta que as Constituições dos Países reproduzam esses princípios (como a Constituição Brasileira o fez, em 1988). É preciso que cada cidadão e cidadã incorporem esses princípios como uma atitude prática diante da vida cotidiana, de modo a pautar por eles seu comportamento.

Isso traz uma conseqüência inevitável: frequentemente o exercício pleno da cidadania (ética), entra em colisão frontal com a moral vigente... Até porque a moral vigente, sob pressão dos interesses econômicos e de mercado, está sujeita a freqüentes e graves degenerações.

“Contudo, fica implícito em Sócrates, sobretudo no que tange às idéias éticas, uma certa afirmação da realidade objetiva das mesmas e especialmente em relação à idéia do bem, a idéia suprema e primordial”. Sócrates – Vida e Pensamentos.

Pesquisa: (VIEIRA, Jair Lot. A Ética – Aristóteles [trad. Paulo Cássio M. Fonseca] Bauru-SP: EDIPRO, 1995).

SSala
Enviado por SSala em 24/04/2009
Código do texto: T1558138