POR QUE SE FALA TANTO EM ÉTICA HOJE NO BRASIL?

CÁ ENTRE NÓS...

Por SSala

Não só no Brasil se fala muito em ética hoje. Mas temos motivo de sobra para nos preocuparmos com a ética no Brasil. O fato é que em nosso país assistimos a uma degradação moral acelerada, principalmente na política. Ou será que essa baixeza moral sempre existiu?

Será que hoje ela está apenas vindo a público? Uma ou outra razão, ou ambas combinadas, são motivos suficientes para uma reação ética dos cidadãos conscientes de sua cidadania.

O tipo de desenvolvimento econômico vigente no Brasil tem gerado estruturalmente e sistematicamente situações práticas contrárias aos princípios éticos: gera desigualdades crescentes, gera injustiças, rompe laços de solidariedade, reduz ou extinguem direitos, lança populações inteiras a condições de vida cada vez mais indignas.

E tudo isso convive com situações escandalosas, como o enriquecimento ilícito de alguns, a impunidade de outros, a prosperidades da hipocrisia política de muitos etc. Afinal, a hipocrisia será de todos se todos não reagirem eticamente para fazer valer plenamente os direitos civis, políticos e sociais proclamados por nossa Constituição.

“Mas a verdade é que não só nos países autocráticos como naqueles supostamente livres- como a Inglaterra, a América, a França e outros – as leis não foram feitas para atender à vontade da maioria, mas sim à vontade daqueles que detêm o poder”. - Léon Tolstoi -

Gosto desta máxima de J.J. Calmon de Passos: “Não há poder que seu auto- regenere, todo poder precisa ser fiscalizado”.

VIEIRA, Jair Lot. A Ética – Aristóteles [trad. Paulo Cássio M. Fonseca] Bauru-SP: EDIPRO, 1995

SSala
Enviado por SSala em 05/05/2009
Código do texto: T1577263