As Emoções e os Sentimentos

"A única obrigação

em qualque vida

é ser sincera

consigo

mesma" (kalena)

***ooo>>000<<ooo***

Em junho de 1999 , a segunda vez que estive em Nova York , Senti muito frio , mas me encapotei com tudo o que eu havia levado para enfrentar um tempo que não é bem o que eu mais gosto. Mesmo assim, continuei o meu périplo . Nada me impede de fazer aquilo que planejo , aquilo que me satisfaz.

Acordei , mais ou menos ás 9 horas (horário de lá) , tomei meu banho sossegadamente , me arrumei com as maravilhosas roupas de inverno , tomei meu deszejum , dei uma olhadinha nos j parti

para o American Museum of Natural History . É , esse museu , uma das coisas mais lindas e emocionantes que eu já vi . Fiquei virando em roda, olhando, admirando sem saber em qual lugar faria a primeira parada . Permaneci , umas 3 horas dentro daquele museu , que não parece museo . Emocionei-me e tive um dos meus sentimentos mais fortes ao me deparar com o Planetário.

Bom , escrevo essa introdução porque me deu vontade de escrever um texto sobre emoção e sentimento .

A emoção é um estado psíquico que se caracteriza por um alto grau de sentimento e uma atividade motora quase sempre intensa . Eu sinto , tudo, muito intensamente . Mas a emoção é uma experiência mais simples que o sentimento e está relacionada com a

satisfação das necessidades fisiológicas , como : a de defesa , a de ar , a de alimentos , etc... Fora isso , podem aparecer as emoções de pazer , alegria , júbilo e tantas outras . E o bacana é que a intensiddes das reações emocionais depende tanto da situação quanto do temperamento da pessoa . Daí eu ficar a todo momento de "boca aberta " ao ver qualquer coisa do museu . A história dos dinossauros , toda dramatizada e entremeada com aulas ... É espetacular .

Já o sentimento é uma ...uma ...humm ,disposição afetiva menos intensa de prazer ou desprazer em relação a um objeto . Eu creio que os sentimentos estão mais relacionados com as necessidades psicogênicas como a de dominância , de humilhação , de filiação de ordem , de exibição , etc... É importante lembrar que são estados subjetivos , em geral organizados e lentos , ao contrário das emoções que são desorganizadas , rápidas e violentas

frente a uma situação . Uma vez , minha mãe , uma de minhas irmãs , estávams nem velório de uma pesoa muito importante , na cidade. Quando a mulher dele chegou , acompanhada da sogra , as duas se emocionara tanto , que não contiveram um choro alto , gritado , falando para não levarem o morto . etc... Todo mundo se emocionou, com a intensidade da emoção das duas . Foi muito triste .

Quando eu estava na faculdade o meu professor favorito , entrou na sala já fando : RAIVA, MEDO, AMOR . Os alunos todos, inclusive eu , ficaram com cara de "UÉ" . Ele sentou á mesa e disse : Não se esqueçam : essas 3 palavras que eu disse , são as 3 emoções básicas da vida . Aí veio a explicação , baseada num estudo de Mary C. Jones . Sugeriu-se então que nos primeiros meses de vida a criança exibe somente respostas emocionais de 3 tipos : medo, raiva e amor . ( Nunca me esqueci disso , rsrs) . E sugeriu que para não haver confusão terminológica , elas fossem citadas arbitrariamente , como x, y, z. Mas um estudioso behaviorista ou comportamentista , negou a existência dos medos congênitos como por exemplo o medo do escuro e medo de animais , por exemplo . E também negou a existência de sentimentos inatos de desgosto ou de ciumes .

Nos estados de medo, a vivência expeimentada pela pessoa são contrações musculares faciais e novimentos corporais , constrição dos vasos sanguíneos periféricos , palidez, aumento do peristaltismo intestinal, suores frios e tremores . Volta e meia a gente ouve : Haaa fiquei gelada" de medo ou a fulno ficou "branco" de medo. Já os estados de prazer apresentam um relaxamento cinestésico e uma inibição das células cerebrais que podem levar a pessoa co sono .

A raiva já é caracterizada pelo enrigecimento do corpo, gritos, choro , xingamentos e outras alterações fisiológicas semelhantes ás do medo, como o fruir da adrenalina no sangue , suor frio, aumento da pressão sanguínea no cérebro e ausência de saliva na boca. Tive um namorado que foi pular de paraquedas pela primeira vez, alí perto de Pirassunnga ... Eu nem quis ver. Mas quando já estava em terra , firme , ele me disse : Kalena , vai pular . É ADRENALINA pura . E eu disse : obrigada , fique pra você a minha adrenalina . Dispenso- a !!! rsrs .

Existem outras definições de emoção , de raiva e de medo. Mas eu penso que para os leigos , aqui já tem algo para se ter uma idéia , não é ??? E não esquecer que sentimento é o contrário de emoção. Então : quando vir uma pessoa so sexo oposto e sentir forte emoção , coração disparado, etc... fique sabendo que não é AMOR . É ... só emoção !!!

(By Kalena, maio de 2009)

E.T : BEHAVIORISMO , vem do inglês behavior = comportamento , termo muito usado por Watson.

CÔNGÊNITO = nascido com

ADRENALINA = hormonio da camada medular da glângula supra-renal (acima dos rins) .

PSICOGÊNICO = Gênese , que vem da alma .

PERISTALTISMO = movimentos progressivos dos múcculos para expulsr algo pra fora .

CINESTÉSICOS= movimentos

*****************OOOO************************

kalena
Enviado por kalena em 15/05/2009
Código do texto: T1594925
Classificação de conteúdo: seguro