VIOLÊNCIA URBANA

CÁ ENTRE NÓS...

SSala

A “sociedade moderna” vive hoje dias caóticos, precisando se “proteger” da violência no dia a dia, que corroi a qualidade de vida do cidadão.

Violência é “ação ou efeito de violentar, de empregar força física (contra alguém ou algo), ou intimidação moral contra (alguém), ato violento, crueldade, força”.

Já no aspecto Jurídico o termo é definido como “constrangimento físico ou moral exercido sobre alguém, para obrigá-lo a submeter-se à vontade de outrem, coação”.

Violência urbana interfere no tecido social, prejudica a qualidade das relações sociais, interferindo assim na qualidade de vida das pessoas.

Que fazer então diante deste quadro assustador? __ Já que a violência urbana não compreende apenas os crimes, mas todo o efeito que provocam sobre as pessoas e as regras de convívio na cidade.

Hoje, no Brasil, a violência que antes estava presente nas grandes metrópoles, espalha-se para cidades menores, à medida que o crime organizado procura novos espaços.

Há o enfrentamento diário das instituições de segurança com a população, em conter o processo de interiorização da violência, pois a degradação urbana contribui decisivamente para ele, já que a pobreza, a desigualdade social, o baixo acesso popular à Justiça não são mais problemas exclusivos dos grandes centros.

Na última década temos convivido de maneira diária com todo tipo de violência, seja em noticiários, seja em conversas com amigos, vivemos literalmente desprotegidos, numa sociedade caótica com buscas e valores invertidos.

Todos nós conhecemos alguém que já sofreu algum tipo de violência. Há diferenças na visão das causas e de como superá-las, mas a maioria dos especialistas no assunto afirma que a violência urbana é algo evitável, desde que políticas de segurança pública e social sejam colocadas em ação.

É preciso atuar de maneira eficaz tanto em suas causas primárias quanto em seus efeitos. É preciso aliar políticas sociais que reduzam a vulnerabilidade dos moradores das periferias, sobretudo dos jovens, à repressão ao crime organizado.

Uma tarefa que não é só do Poder Público, mas de toda a sociedade civil.

SSala
Enviado por SSala em 15/05/2009
Código do texto: T1596612