Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

Estudando para a prova do IBGE - 1ª Parte - Cartografia

Prova dia 2/8/9
Matéria dia 4/6/9: Cartografia



                  Projeção Cartográfica



    Projeção cartográfica é o uso simultâneo dos paralelos e meridianos imaginários na formação de mapas. Sua necessidade é indiscutível, partindo do ponto de vista físico, pois, seria impossível representar as regiões continentais e oceânicas sem a referência criada pelas projeções.
    Não existe projeção perfeita, pois, para isso, teríamos de combinar aspectos como distância, forma e ângulo. Ao valorizarmos a autenticidade de um, negligenciaríamos os outros. A prefeição ficará retrita ao objetivo primário de determinado mapa.
Duas das projeções mais usadas ( Mercator e Peters ) revelam outra maneira distinta em que o projetor ‘vê’ a humanidade.
1. Mercator – É conforme, pois valoriza os ângulos. Mas cria uma posição ampliada da hegemonia política exercida pelos países desenvolvidos
2. Peters – Deforme, pois perde os ângulos. Mas valoriza os continentes e oceanos,dando, assim, um ‘up grade’ na auto-estima dos países subdesenvolvidos. Atera levemente sua forma.
    Seria impossível ter um trabalho de cartografia sem que esse se relacionasse com a geopolítica. A predisposição física dos países representados por ela, será sempre influenciada pela estrutura econômica de cada nação. Com base nisso, de acordo com o interesse político, será aplicada uma projeção cartográfica diferente.
Raramente veríamos um país como a Espanha, como exemplo, usando uma projeção de Peters. Nessa, seu país fica em segundo plano, não sendo, dessa forma, o ponto de partida para viagens e negociações. Já no caso do Brasil, dependendo do objetivo, essa projeção concluiria seu plano.

Geoprocessamento

    Consiste na utilização de diversos meios cartográficos, como aerofotogrametria, de maneira simultânea com  o sensoriamento remoto, para analizar informações de um determinado tema. Uma situação em que o geoprocessamento pode ser aplicada seria em uma mudança. Analizar-se-ia trajetos, trânsito, distância, bem como as paradas para descarregar mercadoria, etc.

Respondendo questões

(Fuvest – SP) – Qual seria a resolução cartográfica mais adequada para representar, com precisão, a distância da cidade de São Paulo em relação ao resto do mundo?

R.:  Seria a projeção azimutal ou plana. Porque essa é elaborada a partir de um plano tangente sobre a superfície. O ponto de tangência torna-se o centro do mapa. No caso da cidade de São Paulo, esta ficará no centro, para calcular a distância dela em relação a qualquer outro lugar. Por esse motivo, a projeção azimutal é usada para navegação marítima e na aviação. Essa é também o emblema da ONU tendo como ponto central o polo norte.






Àqueles que desejarem estudar comigo, sintam-se livres para corrigir os textos, comentar ou enviar matérias pertinentes com a prova.
Prima
Enviado por Prima em 04/06/2009
Código do texto: T1632020
Classificação de conteúdo: seguro

Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Prima
Duque de Caxias - Rio de Janeiro - Brasil
366 textos (100584 leituras)
24 áudios (2292 audições)
2 e-livros (103 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 29/11/14 05:21)
Prima



Rádio Poética