CapaCadastroTextosÁudiosAutoresMuralEscrivaninhaAjuda



Texto

O QUE É RAPPORT ???

O título chama atenção, mas afinal o que será rapport? Aqueles que nunca ouviram falar devem pensar mil coisas, como por exemplo: é de comer, vestir, uma nova sensação, um novo corte de cabelo ou será um pet?
Não é nada disso. Na verdade, rapport é uma palavra de origem francesa que significa afinidade, harmonia, concordância. Estamos em rapport com alguém quando estamos em perfeita sintonia com ela. Agora no Dia dos Namorados (12/06) muitos casais estarão em rapport com o outro. Tudo de bom.
O rapport também é definido como um espelhamento ou reflexo do outro em vários aspectos. Uma vez mais cito como exemplo o casal de namorados durante um jantar, gestos, postura e tom de voz, iguais. Não se trata de uma imitação.
O rapport acontece nas relações de amizade, trabalho, convívio social etc e não apenas num relacionamento amoroso.
É uma habilidade que além de ser aperfeiçoada, poderá ser aprendida, mas não deve ser utilizada de forma inescrupulosa a fim de levar alguma vantagem.
As técnicas mais conhecidas para praticar o rapport são: espalhamento corporal, sintonização de voz e ajuste da linguagem, dentre muitos outros.  O rapport é muito utilizado pelos políticos em época de campanha eleitoral, pois imitam o comportamento de seus possíveis eleitores, estes se sentem a vontade e chegam a pensar que os candidatos são iguais na maneira de ser.
Quando conversamos com alguém e ele se sente compreendido e acolhido, totalmente a vontade, podemos falar que ocorre o rapport.
Bianca Stievano
Enviado por Bianca Stievano em 10/06/2009
Código do texto: T1642288

Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.

Comentários

Sobre a autora
Bianca Stievano
Jundiaí - São Paulo - Brasil
88 textos (59876 leituras)
3 e-livros (371 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 20/08/14 17:26)