Bahia , terra de encanto e magia.

Bahia, terra de encantos e magia.

Há cerca de um mês tive a oportunidade de conhecer a cidade de São Salvador, capital da Bahia. Devo essa magnífica experiência ao casal amigo Armando e Lygia, pois me hospedaram com imenso carinho e conforto.

Foi algo mágico que nos aproximou e, em Buraquinho se firmou.

Na cidade de Lauro de Freitas, fiquei no sítio Arly. Que lugar bonito!

E pensar que essa fantástica viagem não estava planejada quatro meses antes...

A família que conheci pessoalmente e convivi, mostra que a humanidade é repleta de pessoas desprendidas e dotadas de bondade e simpatia. Não existem adjetivos para expressar o valor de todos que conheci.

Tive a satisfação de conhecer o casal Fátima e Márcio, respectivamente filha e genro do Armando. Pessoas especiais que tiveram muito carinho para ofertar. Os pais de Márcio, Sr. Mário e Lydia, pessoas de dotes voltados para as artes e muito receptivos.

Durante a estada pude conhecer o Álvaro Luiz, filho do Armando e Lygia, no dia do seu aniversário em um almoço aprazível com sua esposa Isabel, seu filho Gabriel , amigos e parentes. Foi uma tarde animada num clima de festa inesquecível.

Lourdinha , a secretária do lar, pessoa de simpatia e bondade que se colocava sempre pronta para ajudar.

A praia de Villas, Buraco da Vovó, recanto escolhido por Miriam , irmã de Armando que me levou para um banho de mar. Outra criatura excepcional!

Armando e Lygia se propuseram a mostrar as belezas de Salvador. Começamos pela Foz do Rio Joanes , em Buraquinho, local paradisíaco onde o mar e o rio se encontram e nos ofertam uma inigualável beleza.

O mau tempo nos impossibilitou de um passeio mais detalhado, porém a boa vontade dos anfitriões superou as fortes chuvas que ali enfrentamos.

Começamos a conhecer o litoral que é belíssimo em sua extensão no percurso de Lauro de Freitas até Salvador, Paramos no Farol da Barra, lindo monumento da época da Colonização . Daí em diante fomos visitando as belas Igrejas com seus altares barrocos e entalhados a ouro e prata. Os detalhes de cada prédio visitado deixavam-me extasiada. Deus é Magnífico!

A perfeição dos entalhes feitos pela mão do homem, a ligação com o Divino nas esculturas sacras e a conservação dos monumentos é exuberante. Entre os monumentos visitados conheci: A Igreja do Senhor do Bonfim, O Pelourinho, O Elevador Lacerda, a Igreja de São Francisco de Assis, a Casa de D. Pedro,O Mercado Modelo, O Diq ue do Tororó com os lindos monumentos dos Orixás dentro de suas águas, o Abrigo de Idosos Marianna Magalhães (Local que mais parece um hotel e onde noventa idosas residem num clima de amor, alegria e organização), a Península de Itapagibe, onde fica o Bairro da Ribeira, a Igreja da Boa Viagem,o Forte de Mont´Serrat, a Igrejinha e o Farol de Mont´Serrat, a Primeira Faculdade de Medicina do Brasil, A Catedral Basílica (o fundo da Igreja está voltado para o mar), o Plano Inclinado, o Sistema Rodoviário da Cidade, formado por Vales. Vale do Ogunjá, Vale do Bonocô, Vale do Iguatemi, Vale de Nazaré e etc...

Por hora, posso afirmar que a Bahia nos encanta com suas belezas do tempo colonial em contraste com o Modernismo e seu povo tão alegre, comunicativo descendente dessa miscigenação que deu origem ao povo baiano:o europeu, o índio e o negro africano.

Durante os passeios me vi diante de monumentos muito parecidos com os da Europa.

Creio que nos dez dias que passei em Salvador a Magia do Bem, do Amor e da Solidariedade foi o que realmente também me encantou.

Autora: Denise Vieira

16/06/2009

Autora: Denise Vieira

16/06/2009

Denise Doro
Enviado por Denise Doro em 16/06/2009
Reeditado em 28/06/2009
Código do texto: T1652331
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.