RISCOS DO CONSUMISMO E DA OBSESSÃO

COMPULSIVIDADE UM ESTADO DE ALERTA

O transtorno obsessivo compulsivo é caracterizado por pensamentos repetitivos (obsessivos) e, ou comportamentos ritualísticos (compulsões), que causam prejuízo significativo no funcionamento funcional ocupacional e interpessoal do individuo.

A teoria psicanalítica tem a particularidade de não considerar os atos psíquicos como associados e estáticos. A psicanálise, concebe a vida psíquica como solução incessante de forças elementares, antagônicas, compostas ou resultantes, com um conceito dinâmico do psiquismo e tem uma ordem na investigação. Freud estruturou os três sistemas que denominou tipograficamente em inconsciente, pré-consciente e consciente, cada um deles com características determinadas. Dentro desses campos de limites imprecisos considera-se a existência de três instancias ou localizações, que atuam em planos distintos e desse nível da atividade psíquica: o id, o ego e o superego.

O inconsciente é primário parte obscura e positiva para o psiquismo.

O inconsciente não sabe dizer não. Uma paciente sonha que comprou um delicioso bolo de chocolate, que o saboreia com deleite e quando sua boca se enche de creme de chocolate derretido sente grande prazer. O signifigado do sonho é evidente, mas a tradução se faz através de símbolos.

Os indivíduos normais aprende a esperar e a acomodar-se a fim de conseguir a satisfação dos instintos em contrapartida o neurótico e o psicótico, que se encontram dominado pelo processo primário, não, podem suportar o desprazer, pois as tendências do inconsciente buscam sua satisfação, sem preocupar-se com as conseqüências que ela possa apresentar.

Esse imperativo constitui o que se denomina, o predomínio do principio do prazer. Esses elementos diferentes, que não tem livre acesso ao sistema consciente, constituem o que se denomina inconsciente reprimido. De acordo com o sistema hipotético, o id em sua totalidade e parte do ego e do superego está dentro do sistema inconsciente.

O pré-consciente esta situado entre o consciente e o inconsciente que esta integrada, em parte, por elementos em transito do inconsciente para o consciente e vice versa. Existem, além disso, impressões do mundo exterior, radicados nele como representações fonéticas e verbais. O pré-consciente tem leis próprias que constituem o processo secundário.

Para que um ato psíquico chegue a ser consciente, é necessário que percorra todos os níveis do sistema psíquico.

As tendências do id coexistem de forma independente e não estão regidas por nenhuma organização unitária. Tudo que nele se desenvolve esta no processo primário e é regido pelo princípio do prazer

Todo instinto tende a chegar a um fim. O principal papel do ego é coordenar funções e impulsos internos.

A compulsividade esta tradicionalmente atribuída no mundo contemporâneo à mulher. Com a revolução industrial se expande os grandes sistemas de distribuição comercial, e a mulher passa a exercer quase que as mesmas funções do homem. Ela passa a liderar as compras nos grandes centros comerciais, surgindo daí a expressão mania de comprar, ou impulsos reativos. Comprar passou a ser considerado ato de consumismo. Estudos indicam que 90% dos consumidores efetuam aquisições compulsivas. Torna-se uma atividade freqüente, isolada, solitária e eventualmente causa vergonha, é como um apetite compulsivo.

As compras ou outro sintoma de prazer funcionam com o desejo de adquirir ou consumir como uma droga leve, o consumidor só se satisfaz quando o objeto do desejo esta em suas mãos, gerando nele um extremo prazer que embriaga a sua carência afetiva por algumas horas, e esse habito vai se tornando tão presente e comum que passa a uma obsessão, um desequilibrio emocional onde o ego esta comprometido. E quando percebe envolvido em desarmonia orçamentária ele entra em um processo de negação, aumentando a ansiedade, angustia que muitas vezes para se livrar dessas emoções optam por soluções drásticas levando ao isolamento, experimentam náuseas comparáveis às das abstinências de drogas.

Esses compulsivos passam a dar origem a vários outros sintomas patológicos. E nesse caso o melhor a fazer e ir a procura de profissional qualificado para a cura ou controle desta doença.

PSICANALISTA CLINICA, PSICOPEDAGOGA CLINICA E INSTITUCIONAL E

POETA SERALICE PINEL

PUBLICADO NO JORNAL A TRIBUNA DE VITÓRIA -ESP.SANTO em 05.05.09