CONSTRUINDO PONTES

Na história da civilização da humanidade, temos visto a superação do homem, na busca de descobertas para superar seus limites, vencendo obstáculos.

Foi assim, quando ele sentiu necessidades de trabalhar no plantio e lavoura de maneira menos cansativa e mais rápida!

Segundo algumas hipóteses, a roda foi inventada na Ásia, há 6000 anos, na Mesopotâmia talvez. Foi uma invenção de importância extraordinária, não só porque promoveu uma revolução no campo dos transportes e da comunicação, mas também porque a roda, com diferentes modificações, passou a fazer parte de numerosos mecanismos e contribuiu para um incrível impulso ao progresso humano.

Como nasceu a idéia de se construir a roda? Talvez dos troncos que muitos povos, inclusive assírios e egípcios colocavam sob grandes massas de pedra, a fim de que estas corressem melhor pelo terreno, quando queriam transportá-las.

Os veículos com rodas, puxados nos primeiros tempos por bois, depois por asnos e finalmente por cavalos, pouparam muito trabalho e muito cansaço ao homem.

__Os animais já não tinham a agilidade que ele necessitava, na locomoção entre lugares mais distantes.

Em seguida, então ele usa a sua mente imaginativa e criativa, para com a utilização da roda com aros, inventar a biga.

Uma biga é um carro de duas rodas movida por dois cavalos, semelhante a uma quadriga (movida por quatro cavalos. Foi usada durante a Antiguidade como carro de combate, mais especificamente durante as idades do Bronze e do Ferro.

... Na antiguidade, cerca de 2000 aC, na Roma antiga, vimos os famosos cavalheiros do império, heróis de guerra, em bigas aparelhadas com duas rodas, em disputas sanguinárias, procissões, jogos, apresentações nas arenas, etc.

Mais adiante surgem as elegantes carruagens, conduzindo nossos antepassados, de acordo o poder aquisitivo do seu dono... Ou então alugavam uma, como se fosse um táxi (conduzida por animais).

Para singrar os oceanos com seus mistérios, surgiram às embarcações, com cascos resistentes, para enfrentar tempestades em alto mar.

No início do século 20, surge então o automóvel! __ Magnífica invenção do norte - americano pioneiro e famoso empresário Henry Ford.

Também vimos, neste mesmo começo de século, um brasileiro __Alberto Santos Dumont__ visionário brilhante, inventar um pássaro gigante, mais pesado que o ar, para sobrevoar nuvens, com a leveza das aves...

... Surgindo assim o avião, encurtando distâncias.

O avião pertence ao rol das grandes descobertas registradas na longa história da humanidade.

Podemos contemplar que no curso da história, mentes brilhantes foram projetando sonhos, alcançando metas, superando obstáculos.

__ Porém, o maior desafio, a maior superação do homem, é quando ele supera a sim mesmo, suas dificuldades físicas de locomoção, transformando impossibilidades em possibilidades, vencendo seus próprios limites.

Pintores com pés e boca, pintam de maneira milagrosa e surpreendente suas telas, fazendo harmoniosos trabalhos com pincéis e tintas, com a técnica e perfeição de um Portinari.

Outras vezes, assistimos deficientes visuais, andando nas ruas, atravessando longas avenidas, conduzidos “apenas” por uma bengala e o senso de direção, adquiridos na “escuridão”, percorrendo caminhos, que aos olhos de uma platéia muda (muitas vezes sem sensibilidade nenhuma), pensa ser impossível...

O que “comanda” o ser humano na superação de desafios? __Com certeza não são só braços e pernas, mas, mentes brilhantes, na “construção de pontes”...

... “Deficientes”, atletas nadadores, ciclistas, corredores em cadeiras de rodas, cientistas, escritores, empresários, médicos, artistas plásticos, pais, professores, velejadores, enfim... Vencendo dificuldades, construindo pontes

SSala
Enviado por SSala em 28/06/2009
Código do texto: T1671006