O PODER DE INFLUENCIAR PESSOAS

Como pode uma pessoa influenciar tanto a vida de outra de tal forma deixar marcas por toda existência, até o fim de seus dias?

Creio que muitos ainda não tenham a consciência do grande poder que temos de influenciar pessoas, podendo até destruí-las, tamanha dor e sofrimento somos capazes de causar.

Podemos influenciar o ser humano de duas formas: negativa e positivamente. Uma será boa e a outra não.

Se aquele que recebe uma dura critica não está preparado emocionalmente para ouvi-la, poderá sofrer conseqüências desastrosas. Por outro lado, aquele que tem uma armadura (lado emocional forte, estruturado), sofrer o mesmo, estará melhor preparado para suportar a situação e não enfrentará as mesmas conseqüências negativas do primeiro caso.

As pessoas mais poderosas do mundo são os pais. Eles são deuses para seus filhos e tudo o que lhes é dito é tido como um “comando sagrado e correto” porque de outra forma não poderia ser. São nossos pontos de referência. Acreditamos em tudo que os pais nos dizem na infância, sejam boas ou ruins. Se não nos ensinam a ser fortes e acreditar em nosso potencial, estas crianças humilhadas na infância tornar-se-ão adultos inseguros e frustrados no futuro.

Infelizmente, muitos pais ainda usam da força bruta para “educar” os filhos. Não me refiro a tapinhas no bumbum ou na mão. Refiro-me aos fortes castigos físicos. Existem pais que também abusam emocionalmente dos filhos. É o pior tipo de castigo ao ser humano.

A criança influenciada negativamente em sua infância terá baixa auto-estima e em decorrência disto não terá atitude própria, sempre vai julgar-se inferior aos demais, poderá ter notas ruins na escola etc. Tudo isso a acompanhará na vida adulta se alguma providência não for tomada.

Devemos ser educados a acreditar em nossa capacidade de desenvolvimento, nossas competências e habilidades para que nossas atitudes sejam de coragem. É extremamente importante acreditarmos em nosso potencial, que somos capazes de fazer qualquer coisa, enfrentar qualquer desafio que a vida nos impor.

Somos poderosos. Temos uma ferramenta poderosa: nosso cérebro. Se for usado corretamente, de forma positiva, nos levará onde quisermos. Basta querer e acreditar nisso. Claro, que se tivermos pessoas ao nosso lado que também acreditam nisso e em nosso potencial, ajudará muito, entretanto, devemos estar preparados para enfrentar pessoas que não acreditam. Por esta razão, devemos nos tornar uma fortaleza e criar uma barreira contra essa negatividade.

A falta de motivação nos rouba a capacidade de conquista e muitas vezes nos afasta de pessoas com quem podemos muito aprender. Rouba muito mais que tudo isso, a oportunidade.

Por isso, o líder seja ele quem for de uma família, de uma corporação, estudantil, comunidade, religioso, etc deve tomar muito cuidado com o seu poder de influência.

Assuma a liderança da sua vida e não deixe o poder do outro influenciar e comandar seu destino. Somos responsáveis por tudo aquilo que cativamos (Saint-Exupéry) e por nossas atitudes. Ninguém mais o é.

Bianca Stievano
Enviado por Bianca Stievano em 30/06/2009
Código do texto: T1675844
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.