Níveis de Consciência

Na evolução humana, o burilamento dos espíritos se dá em inúmeras encarnações, inúmeras vidas de lutas e árduos aprendizados. É no palco das diversas vidas que a alma humana conquista lentamente o acervo de conhecimentos, habilidades, sentimentos e infinitos dons de sua Natureza Divina que afloram na medida do seu esforço e mérito.

Na verdade, a história da humanidade é o lento desabrochar da Consciência Divina que jaz adormecida no homem selvagem e progressivamente avança rumo à plenitude de sua perfeição! Assim os seres humanos se acham em diferentes níveis de aprendizado, de evolução... diferentes níveis de consciência! O venerável espírito Joanna de Angelis no livro: “O Ser Consciente” psicografado por Divaldo Pereira Franco esclarece: “Posteriormente, o bioquímico Robert de Ropp, estudando carinhosamente as reações cerebrais, entre outras experiências, e buscando produzir estados alterados de consciência, formulou as bases e os paradigmas de sua PSICOLOGIA CRIATIVA, inspirando-se nas experiências de George Ivanovitch Gurdjeff com seus complexos contributos psicológicos e cosmológicos místicos.

Buscando interpretar o mestre russo, de Ropp classificou os níveis de consciência de:

Sono sem sonhos;de sono com sonhos; de sono acordado; de transcendência do eu e de consciência cósmica.(*)

Para ele o homem evolve de maneira inesperada, ás vezes, de um para outro nível, especialmente nos dois primeiros estágios de adormecimento...

Mediante psicoterapia acurada e exercícios cuidadosos, logra-se o avanço pelos diversos patamares, até a etapa final, que se torna de difícil verbalização face às emoções e descobrimentos conseguidos, nesse momento de perfeita integração com o que poderíamos chamar O LOGOS, o pensamento divino.

No primeiro nível,quando se transita no sono sem sonhos, apenas os fenômenos orgânicos automáticos se exteriorizam, assim mesmo sem o conhecimento da consciência, tais: respiração, digestão, reprodução, circulação sangüinea...

Como se estivesse anestesiada, ela não tem ação lúcida sobre os acontecimentos em torno da própria existência, e a ausência de vontade do indivíduo contribui para o seu trânsito lento do instinto aos pródomos da razão.

No segundo nível, o sono com sonhos, ele libera clichês e lentamente incorpora-os à realidade, passando pelas fases dramáticas – os pesadelos, os pavores – para os da libido – ação dos estímulos sexuais – e os reveladores – que dizem respeito à parcial libertação do espírito quando o corpo está em repouso...

O desenvolvimento da consciência atinge o terceiro nível, o de sono acordado,no qual a determinação pessoal, aliada à vontade, conduz o ser aos ideais de enobrecimento, à descoberta da finalidade da sua existência , às aspirações do que lhe é essencial, ao auto-encontro, à realização total.

Naturalmente, a partir daí, ascende ao quarto estado, que é a descoberta da transcendência do eu, a identificação consigo mesmo, com a conseguinte liberação do Eu Profundo, realizando a harmonia íntima com os ideais superiores, seu real objetivo psicológico existencial.

A superação dos conflitos, das angústias, a desidentificação dos conteúdos psicológicos afligentes, permitem a iluminação, e a próxima é a meta de vinculação com a “Consciência Cósmica”.

* Vide: Rumo às Estrelas – Luis C. Postiglioni - Cap. 20 - Espíritos diversos – Instituto de Difusão Espírita. Nota da autora espiritual.

Sobre o quinto estágio, denominado Consciência Cósmica, citamos a seguir as palavras do espírito Vianna de Carvalho no livro: Médiuns e Mediunidades, psicografia de Divaldo Pereira Franco: “Somente os grandes mestres e guias da humanidade, em razão de suas conquistas pretéritas, logram, conscientemente, e com freqüência, esse nível de libertação cósmica, tais Francisco de Assis, Teresa de Ávila, Swedenborg, Edgar Cayce, Gandhi, ou sob outras condições de concentração, da Vinci, Miguel Ângelo, Pascal, Einsten, Hansen, ou Galileu, Newton, Copérnico, capazes de esquecerem de si mesmos durante suas pesquisas e observações...

É um nível de consciência que exige treinamento, cuidados, sacrifício pessoal, abnegação extremada, critério de objetivo, morte na vida... A psicologia criativa, embora com outras conclusões, reconhece esses cinco níveis de consciência com as suas variações naturais.

Pode o homem alcançar ou transitar momentaneamente por alguns dos três últimos estados de consciência enqüanto estagia noutro, não permanecendo senão na faixa que lhe corresponde o treinamento ou a aquisição já realizada.

Vale porém ressaltar, que a conquista dos vários níveis de consciência é feita passo a passo, com esforço e dedicação reunidos.”

Fica assim compreendido que ocorre ocasionalmente situações em que o indivíduo comum salta subitamente a um nível maior de consciência experimentando a chamada “experiência mística”, o despertar da consciência, onde vivenciamos lampejos fulgazes da Consciência Cósmica. É como se Deus nos mostrasse subitamente o deleite e a amplitude de percepções e entendimentos que os grandes místicos e mestres conquistaram, mas após este ligeiro e profundo “insight”, retornamos ao nosso nível real de consciência, entretanto a partir de tal experiência não somos mais os mesmos.

Ao experimentar tal estado de alegria e comunhão com Deus, apressamos nossos passos e aumentamos nossos esforços de auto-burilamento para readquirirmos num futuro próximo a bem-aventurança experimentada.

Recomendamos a leitura de “A Profecia Celestina” de James Redfield, Editora Objetiva, especialmente o capítulo 5. intitulado “A Mensagem dos Místicos”; onde o leitor terá uma descrição detalhada e envolvente de uma experiência do Despertar da Consciência.

É necessário também enfatizar que tal experiência, muitas vezes é confundida com crises de esquizofrenia, tal o fluxo de pensamentos que aflui ao indivíduo, que em tal experiência tem dificuldade de verbalizar com coerência toda a riqueza de percepções que subitamente o domina e exalta.

Urge adotar-se no Ocidente, novos paradigmas para a Psicologia, o que já vem ocorrendo felizmente com o advento da Psicologia Transpessoal, a “quarta força”, que analisa os indivíduos como espíritos eternos e em processo de evolução constante.

Encerramos este artigo, inserindo as palavras de Ramatis, do livro “O Sublime Peregrino”, psicografia de Hercílio Mães, pg. 155, “Muitos homens célebres de vosso mundo como poetas, escritores, músicos, escultores e filósofos, têm apresentado fases anormais, mostrando-se perturbados ante a tensão muito acentuada do seu espírito sobre o sistema neuro-cerebral. (*) Aliás tanto a notícia trágica, como a surpresa e o júbilo da fortuna inesperada, podem afetar o cérebro humano ante a carga sem controle que o espírito lança sobre a massa cinzenta.”

*Vide a obra “Doentes célebres” de Gastão Pereira da Silva, da coleção do livro de bolso, etiqueta “Estrela de Ouro”, em que o autor faz um estudo minucioso sobre diversos homens famosos, anotando-lhes os estados de espírito perturbadores, como no caso de Allan Poe, Hoffmann, Dostoievsky, Nijinski, Paganini, Van Gogh, Tchaicovsky, Nietzche e outros. Vide também a obra:”A Consciência Cósmica” de Richard Bucke.

Auto-descobrimento

Gotas de vida,

fluímos velozes..

caminhos tortuosos...

e a mesma direção!

Caminhos diversos...

e a mesma destinação!

E os dias passam depressa

compondo sucessivos calendários...

Na multidão, caminhamos solitários,

contemplando as mesmas paisagens

com exclusivos pontos de vista!

Na corrente que à todos impulsiona,

contornamos os mesmos obstáculos,

num incessante vir a ser,

num constante transcender,

a novos níveis de consciência,

que vamos todos atingir!

Vamos todos nos auto-descobrir...

somos gotas de luz

que a correnteza conduz

ao mar da tranqüilidade,

ao sereno encontro com a Verdade!

Estados da Alma

No silêncio destes versos,

posso gritar convicções,

expressar fortes intuições

que somente o tempo pode alicerçar!

Devo dizer que não enlouqueci,

apenas ousei sonhar!

Camisas de força não podem barrar

o vôo do pensamento!

E posso me explicar

em frases concisas,

argumentações precisas,

que somente o tempo pode avalizar.

Acima das convicções materialistas

existem realidades invisíveis,

estados da alma indescritíveis,

que transcendem a pobreza da linguagem!

Nestes versos estou livre e seguro,

ao abrigo dos mal-entendidos,

protegido contra os sofismas distorcidos

que somente o tempo pode derrubar!

Pois agora finalmente compreendo

que a poesia permite

transpor o tênue limite

entre a suposta “realidade” e a incompreendida “utopia”!!!