Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

OS BENEFÍCIOS DO JOGO DE XADREZ PARA A SAÚDE

OS BENEFÍCIOS DO JOGO DE XADREZ PARA A SAÚDE
William Pereira da Silva
Um dos homens mais velhos do mundo ganhou uma aposta na Inglaterra. Alec Holden vivia na inglaterra e tinha 90 anos e dizia que “iria viver eternamente”. Com essa brincadeira, Alec apostou em uma casa de aposta que viveria ate os 100 anos e voltaria para pegar o prêmio. O “centro de avaliação de chances” (como um amigo meu caracteriza tais lugares) “William Hill” (nome da tal casa) aceitou a proposta e acolheu as 100 libras do jogador, prometendo pagar-lhe, caso ele sobrevivesse mais 10 anos, a importância de 25 mil libras, algo em torno de 100 mil reais. Isso porque a casa avaliou que tal aposta permitia a chance de somente uma vez ser bem sucedida entre 250 tentativas semelhantes. Agora que ela sabe que o “velhinho soprou suas 100 velinhas” e amarga um tremendo prejuízo, acaba de subir a idade mínima em casos similares para 110 anos. Não foi informado se Alec quererá renovar sua aposta e concorrer nesse novo, digamos, “patamar etário”. Vocês devem estar se perguntando: onde está o xadrez nesta história? É simples! Quando perguntaram sobre o que ele havia feito ao longo de sua vida inteira para não somente atingir o centenário de idade, mas ainda estar com muita saúde, lucidez, disposição e, mesmo que pareça exagero, uma boa dose de jovialidade, ele respondeu: “eu sempre como mingau no café-da-manhã e jogo Xadrez todos os dias! Aha!”. O perfeito equilíbrio na vida: mingau para o corpo e Xadrez para a mente! Tudo a ver! (extraído do artigo XADREZ: UMA TERAPIA PARA A SAÚDE dos autores Professor Adriano Pena Ribeiro Lemos e a enxadrista Daine Geralda da Silva, Bacharel Direito.http://www.clubedexadrez.com.br/download/xadrez_terapia_saude.pdf).
Tenho lido diversos artigos sobre a terapia através  do jogo de xadrez. Em 1981, psicólogo Joan Christiaen em sua tese de doutorado intitulada "Chess & Cognitive Development" comprovou a influência do xadrez no desenvolvimento cognitivo. No Brasil o  psicólogo Estevan Matheus trouxe o xadrez para dentro do seu consultório, em São Paulo. Ele explica que o xadrez é um adendo à Ludoterapia ( tratamento por meio de brinquedos, divertimentos e jogos) e que há quatro anos vem utilizando no atendimento às crianças e pré-adolescentes. O xadrez também vem sendo usado como ferramenta para a Terapia Ocupacional com adultos.
Quando estamos jogando o xadrez estamos primeiro desenvolvendo a coordenação motora estática, onde colocamos o corpo numa situação de repouso em relação aos movimentos globais, isso nos proporciona o sentido da concentração, tão essencial para a leitura e o estudo em geral, neste estágio conseguimos sair da realidade ao nosso redor trazendo nossos pensamentos para um estado de simbiose mental produzindo o afastamento dos problemas do nosso cotidiano, isto ocasiona o relaxamento das outras estruturas cerebrais. Enquanto jogamos estimulamos as áreas mentais que desenvolvem a memória,  paciência e o autocontrole, a imaginação,  criatividade, inteligência, além do raciocino lógico o espírito de decisão e a coragem elementos tão essenciais a nossa vida.
A saúde física deve ser cuidada sempre, mas nunca esquecer da saúde mental fazendo prevalecer à máxima dos filósofos “Mente sã, corpo são”. Uma mente saudável proporciona estímulos benéficos para todo corpo e o jogo de xadrez trás incontáveis benefícios para o cérebro.
Da mesma forma que o fígado, o coração, o baço, os pulmões, os intestinos adoecem a mente também esta susceptível as enfermidades diversas, daí o cuidado da saúde mental se faz necessária para uma melhor qualidade de vida e nada melhor que exercitá-la com atividades relacionadas ao desenvolvimento da capacidade para o pensamento e execução lógicos, auto-consistência e fluidez de raciocínio. Jogos como Dama, Gamão, Dominó e especialmente o Xadrez  dá-nos estas capacidades essenciais a nossa saúde cerebral.

PROFESSOR WILLIAM PEREIRA DA SILVA
Enviado por PROFESSOR WILLIAM PEREIRA DA SILVA em 03/07/2009
Código do texto: T1680165
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
PROFESSOR WILLIAM PEREIRA DA SILVA
Mossoró - Rio Grande do Norte - Brasil, 55 anos
326 textos (266808 leituras)
2 e-livros (849 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 23/10/14 10:24)
PROFESSOR WILLIAM PEREIRA DA SILVA



Rádio Poética