Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

Ser escritor


Recentemente li alguns artigos eum site que me fizeram pensar muito em "o que é ser escritor(?)". E cheguei à conclusão que ser escritor não é uma opção, é uma SINA. Sim, uma sina, porque é um fado grande que você carrega e que pouca gente entende. Os personagens aparecem em sua mente e querem, a qualquer custo, pular para fora; e você tem que dar vida a eles, caso contrário eles não o deixam em paz, não o deixam dormir.
 
Há algum tempo atrás, tentei esquecer essa idéia maluca. Sim, porque desejar ser escritor neste país só pode ser maluquice. Mas não houve jeito, sinto uma necessidade imensa de escrever. E o pior é que essa necessidade aumenta cada vez mais. "Preciso escrever para não morrer", como disse Foucault Blanchot, Clarice Lispector e tantos outros escritores.
Eu gostaria muito de ser diferente, e, às vezes, confesso, sinto inveja das pessoas "normais", porque essas não tem fantasmas (personagens) assombrando-as o tempo inteiro. Mas, como eu disse acima, essa não é bem uma opção...
 
Mas "muito pior do que ser escritor é ser um escritor pobre", como disse Andréa Trompczynski, pois as dificuldades são imensas. E não estou dizendo isso somente por causa das dificuldades de publicar um livro no Brasil, mas, porque mesmo depois que se consegue publicar, dificilmente um escritor consegue ter algum reconhecimento. "Viver dessa arte" então, é quase impensável.
 
Mas aqueles que sofrem dessa "loucura", que têm essa necessidade de escrever, sabem que não há mesmo outro jeito se não o de "dar um abraço no diabo" (frase de Andréa Trompczinsk), porque a literatura é um daqueles caminhos que não tem volta. Então, o negócio é escrever, e ler muito para escrever cada melhor. Pois, obviamente, esse é um ofício de muita, mas muita dedicação. Engana-se que pensa que escrever é só soltar palavras num editor de texto, fazer um blog, tão em moda hoje em dia. Ser escritor é se preparar para isso, e ter em mente que a realidade é dura, sobretudo no Brasil, mas que com muita humildade e persistência é possível conseguir realizar um bom trabalho. Pelo menos é o que eu venho tentando fazer.

Janethe Fontes.
 
Janethe Fontes
Enviado por Janethe Fontes em 05/06/2006
Código do texto: T169877
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre a autora
Janethe Fontes
Guarulhos - São Paulo - Brasil
13 textos (508 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 10/12/16 03:29)
Janethe Fontes