EUTANÁSIA E OS ANIMAIS

É.... quantos animais hoje em dia morrem de câncer? Tenho muito contato com veterinários e inclusive minha sobrinha é veterinária.  O número de câncer em gatos e cães é imenso. Um absurdo.
Você pega um filhote, cria com amor e carinho, ele cresce feliz e quando já em idade avançada para os  cães ou gatos, ficam doentes e na maioria dos casos é cãncer. Sacrificar um ente querido, que fez parte de nossa familia por 10, 15 ou até 18 anos é de doer profundamente até a alma.
Rezamos para Deus levá-los, sem que tenhamos que fazer eutanásia, mas ver o pobre animal sofrendo horrores e apenas esperar a sorte dele partir por si mesmo, tambem não é fácil.
Tive vários que fiz eutanásia cada um por um tipo de câncer diferente.  Minha amada VICKY com carcinoma, fui deixando ela viver mais e mais um pouquinho comigo, até que pareceu que ela pedia socorro e levei as quatro horas da manhã para o sacrifício, nesse caso muito mais meu que dela que já não aguentava mais de tanta dor e pareceu pedir um fim para ela , Todos os órgãos foram tomados. Depois dela foi o Mike com osteosarcoma. A dor do pobrezinho era tanta que gemia quando a gente pegava nele. Até o veterinário ficou engasgado para sacrificar um animal que a olhos vistos, não parecia ter nada. E Mike era um cão que jogaram fora,  talvez já por causa da doença. Assim foi minha Naja, a Lolly que na foto já estava com tumores generalizados, mas Lolly morreu logo após minha visita a ela na veterinária. Mal cheguei em casa o telefone estava tocando. Lolly havia descansado. O Bambi chegou a operar uma perna e extraí-la mas não suportou e foi embora sem precisar sacrifício.. Naja foi tentada uma cirurgia, mas todos os órgãos estavam tomados e seria uma repetição como a VICKY. Não deixamos voltar da anestesia. Recentemente teve a Luma , minha pastora alemã que cumpriu todo o seu papel de defensora de seus donos com muita valentia. Luma teve problemas neurológicos e alguns AVC. Hoje vai a irmã dela, com câncer no pâncreas. Como pode ser assim? Por quê?
Cigana a irma de Luma é de minha irmã, que já fez o mesmo procedimento com varios gatinhos persa. Hoje só tem 2. Um deles chora procurando o irmão.
Lembro que quando era menina, enquanto moramos em casa, minha mãe sempre teve animais, cães e gatos tudo junto. Não brigavam, ela ensinava os cães feito os treinadores. Minha mãe era uma mulher fantástica.
Nessa época os animais comiam a mesma comida que nós. Não existia ração e ela não fazia nada separado. Apenas tinha poucos animais. Eles morriam de velhos. Enquanto velhos, ela fazia uma comida especial, mas não tinha nada de ração nem fubá com bofe. Porém quando saudáveis,era o que comíamos.  Eram saudáveis e viviam bastante tempo, fossem de raça ou SRD, minha mãe não fazia diferença. Para ela era um bichinho de casa. 
Surgiu a bendita ração. E a conversa dos veterinários é sempre a mesma. "A ração tem todos os nutrientes que o cão ou gato precisam" e traz com elas o câncer.
Quando eu tinha só um cão, a Naja, também comia da minha comida, mas vindo morar neste condominio numa casa, aparecia como o Mike, cães que jogavam fora por estarem doentes, ou porque deixaram de ser engraçadinhos porque cresceram, uma filhotinha jogaram na areia da construção de minha casa, Tinha sarna. Peguei, cuidei e esta aqui até hoje. É a Miucha. Agora dou ração, pois tinha 14 cães, conforme foram morrendo e eu mandando fazer eutanásia, não peguei  mais nenhum, o ultimo foi o Punk, que atropelaram e jogaram no meio fio.  É paraplégico, um poodle branco, achei a dona, mas doente ela não veio buscar.  Hoje são 9. Não tenho condições de fazer tanta comida e já acostumaram com a ração, mas eu tenho quase a certeza, inclusive com o aval de alguns veterinários que a ração animal é feita com o lixo dos ingredientes que não vão servir para o homem e tem muito conservante. Mas quem vai fechar uma fábrica fabulosa de lucros, e muito lucro!! fechariam todas  e jamais perderiam essa fabulosa fábrica de dinheiro. Nunca se viu tanto pet shop com agora. Tem os impostos para o governo, todos ganham, menos os animais. Esse é um dos preços que pagamos pelo progresso, pela facilidade de vida. Essa veterinária concordou comigo que inclusive esses enlatados que nos são oferecidos nos mercados são também uma boa fonte de câncer nos humanos e todos compram, comem felizes até sabe-se lá. 
Temos tido  muito progresso nesses últimos tempos e estamos pagando um preço bem alto por isso, com a nossa saúde e de nossos animais . Hoje me despedi de mais uma, na segunda feira passada foi o Puppy, gato persa com diabetes . Adoro os animais pois são totalmente amigos, amorosos, sem igual, mas conforme os que tenho forem indo, não terei mais nenhum. Continuarei sempre ajudando bastante a SUIPA, mas chega de sofrer, além de tantas intempéies na vida,  ainda ter que ver nossos bichos sofrerem até não aguentarmos mais e ter que fazer uma coisa que sempre condenei...eutanásia.. 

Esse texto é sem fundo musical, não dá vontade de por música de jeito algum.
naja
Enviado por naja em 29/07/2009
Reeditado em 22/12/2010
Código do texto: T1725517