MANIFESTO SOBRE O VIRUS H1N1 (GRIPE SUÍNA)!

Decepcionado. Atualmente é como me sinto com as mídias de maneira geral pela maneira que estão tratando a nova pandemia do vírus da gripe.

Antes de mais nada, peço desculpas pela utilização do termo "Gripe Suína". Quero deixar registrado que o estou utilizando aqui apenas por ser um termo mais comum, não tendo nada contra carne de porco que, particularmente, gosto muito.

Minha decepção está relacionada a maneira que estão tratando esse assunto. Quanto a divulgação, tudo bem. É um momento histórico. "Um novo vírus surge!". Como todo o vírus da gripe, se espalha rapidamente por contato com pessoas doentes, contatos estes diretos ou com objetos que por ventura foram utilizados. Ninguém quer ficar doente, então vale todos os esforços para se protegerem, mantendo as mãos e objetos limpos.

Agora o problema é como a TV, Jornais e demais mídias estão divulgando o assunto. Colocaram um contador fúnebre, onde toda hora é possível ver o número de vítimas da gripe suína subindo. Ao invés de divulgarem o número de pessoas que foram infectadas e se curaram, preferem ficar assustando a população. Para que isso??? Escolas não estão tendo aula, sendo que só os alunos que apresentassem sintomas deveriam ficar em casa...Hospitais super lotados... pessoas com medo... um verdadeiro caos!

Ao que parece, seja por falta de conhecimento, seja por esquecimento, que poucos lembram que a outra gripe comum (chamada de sazonal) também mata. Caso queiram conferir alguns números, acessem o site www.datasus.gov.br, cliquem em Informações de Saúde, Estatísticas Vitais e depois em Mortalidade Geral. Se preferirem, acessem o link direto: http://w3.datasus.gov.br/datasus/index.php?area=0205&VObj=http://tabnet.datasus.gov.br/cgi/deftohtm.exe?sim/cnv/obt. Lá é possível ter acesso a informações do SUS a nível Brasil. Poderão perceber que, em 2007, morreram quase 7.200 pessoas em São Paulo por problemas decorrentes da gripe sazonal. No Brasil foram quase 67.000 pessoas!! (fiz a pesquisa baseado no conceito que o ministério da saúde está adotando para classificar como mortes decorrentes da gripe suína). Aí fica aí um mundo de repórteres causando um alvoroço desnecessário, assustando todo mundo, como se fosse a coisa mais anormal já existente, deixando claro que estamos rumo ao fim do mundo.

Pessoal, não sou médico nem nada. Não estou aqui dizendo que não estou com medo, por que, como todo ser humano, tenho receio do que é novo e desconhecido. Mas o que estou ouvindo de médicos amigos meus e lendo em sites especializados em epidemias, é que trata-se de um processo evolutivo normal. Poxa, um novo vírus surgiu! Ainda não temos defesas contra ele. Quem está ficando doente agora está sendo colocado a prova. Quem está sobrevivendo (milhares e milhares de pessoas no mundo) acaba conquistando a imunidade. Mortes vão acontecer, como em qualquer processo evolutivo. Não adianta acharmos que somos imponentes, que controlamos o mundo. Somos apenas mais uma espécie na lista das existentes na natureza e estamos alheios as suas vontades. Li também que 60% dos casos de gripe já são causadas pelo novo vírus. Ou seja, se você ficou gripado esses dias, possivelmente pode ter sido pelo novo vírus.

Bom, é isso. Fica aqui o meu desabafo. Acho que devíamos nos preocupar mais com outros problemas que merecem nossa atenção. Centenas de pessoas estão morrendo de dengue no Nordeste e de malária na região Norte, matando muito mais que essa nova gripe, e ninguém fala nada. Está mais fácil morrer atropelado em São Paulo que da nova gripe...

Semana retrasada tive uma crise... Espirrando muito na Segunda e dores no corpo... na Terça e Quarta febre de 38,5... na Sexta uma pequena melhora... a semana passada só moleza... e hoje estou já estou bem... Gripe suína? Os sintomas são muito parecidos mas acho que não... Estou preocupado? Não... só sei que estou vivo.

Peço que pensem duas vezes antes de irem ou levarem seus filhos para as portas dos hospitais. Muitos que estão com apenas um resfriado forte estão ficando doentes nas filas, com o contato com pessoas doentes.

Se alimentem bem. Mantenham uma higiene adequada das mãos e objetos com que trabalha. Mantenha o corpo e a mente tranquilos. São atos que valem para a prevenção de qualquer tipo de doença transmissivel por contato direto.

Lendo em sites, já vi comentários de pessoas que pegaram a tal gripe e afirmaram que não foi a pior gripe que enfrentaram.

Que venha a gripe!

Abs a todos.