PEDAGOGOS NOTÁVEIS.

ANTON MAKARENKO: Educador soviético que experimentou a metodologia da educação pelo trabalho em instituição para adolescentes autores de atos infracionais. Makarenko prega:

*A ação educativa centrada nos interesses do coletivo, em benefício de cada um individualmente e de todos os integrantes do grupo de educandos e educadores.

*O trabalho educativo como a essência da educação e da construção de homens comprometidos com os ideais da coletividade. Trabalho educativo compreende qualquer atividade que instrumentaliza o educando para a investigação do mundo, que dá a ele as condições de superar a dicotomia entre trabalho manual x trabalho intelectual, entre o pensar e o fazer, que o estimula a desenvolver todas as suas potencialidades, para que possa atuar em todos os domínios da vida na sociedade onde está inserido.

*A participação dos educandos e educadores, nos acontecimentos pedagogicamente estruturados, tendo em vista objetivos a serem alcançados por cada um, em benefício do coletivo.

*Exigir o mais possível do educando, para respeitá-lo o mais possível.

*Apostar positivamente no educando.

*Ver o educando como fonte de iniciativa, liberdade e compromisso consigo mesmo e com o coletivo, como produto e produtor de relações sociais reguláveis a partir do próprio grupo de educandos.

*Valorizar o educador, sua autoridade, suas possibilidades e seu compromisso com a construção de “homens novos” para “uma nova sociedade”.

*Considera o ambiente onde acontecem as relações educandos x educadores como "educador coletivo", conceito este que considera o capital humano da escola, desde a servente da limpeza, até o diretor, como educadores. Até um tapete, que valoriza o ambiente onde pisamos, pode ser considerado um elemento educativo.

CELESTIN FREINET: Educador francês nascido em 1897 e falecido em 1966, comprometido com um ensino voltado para as classes populares. Sua pedagogia prega:

*A educação a serviço da criança e não a serviço dos regimes que se sucedem.

*A educação deve acompanhar, no mesmo ritmo, o movimento da sociedade, as necessidades do meio e linguagem de seu tempo.

*O desenvolvimento da criança se processa segundo a mais importante das leis: o tatear experimental. A escola deve tornar a experiência tateante cada vez mais rica e acelerar sua evolução com o objetivo de permitir a ascensão máxima do indivíduo à eficiência social e à humanidade.

*A escola deve ser um lugar onde os alunos gostem de estar, e não um tormento onde o momento mais importante é o recreio, a saída ou a cabulação da aula.

*Os métodos ativos e as técnicas da pedagogia de Freinet oferecem um conjunto de atividades estruturadas que possibilitam ao educando “ser mais”, “acontecer”,”descobrir-se como agentes de pronuncia e de transformação do mundo.

Tanto Makarenko, com Freinet, são partidários de uma pedagogia ativa, com educadores e educandos participando do planejamento, do conhecimento e da avaliação do trabalho realizado, o trabalho aqui entendido como fonte de produção do saber.

Nota: Oportunamente apresentaremos Paulo Freire e Antonio Carlos Gomes da Costa, pedagogos brasileiros.

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