Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

Panfletagem Pedagógica

       Qual de nós que trabalha com educação já não ouviu alguma ou algumas destas expressões: “O melhor método de ensinar é X“; “A pedagogia é a de projetos”; “ A educação tem que ser contextualizada”; “Temos que formar cidadãos críticos”;  ou termos como: “Modelo”; “Paradigma”; “Conceito”;  são tantas os termos, expressões e jogados   no universo mental do educador, que acaba dando a impressão que estamos diante de uma campanha  publicitária em prol da educação.  O que leva o docente  a uma tortura mental com  inúmeras  duvidas, e passa a se perguntar: Que direção tomar? Será a pedagogia utópica? Será a pedagogia  livresca? Ou seja, fruto de algum pacote modista, laçado por algum governante intelectualizado que leu, viu ou ouviu algum modelo educacional, descontextualizado da nossa realidade, gostou e simplesmente  imputa a nossa educação de cima para baixo, o que sempre ocorreu, o tal modismo. São tantos os questionamentos, que acaba deixando o professor com mais dúvidas do que certezas.
      O que se vê diante de uma realidade vivida por nós, é a não contextualização dos métodos, inseri-se o novo sem prévia avaliação ou treinamento daqueles que irão aplicá-lo, é o abandono do bom, aquilo que alicerça,  no método existente,  é a supressão de uma das etapas fundamentais no planejamento do currículo, a etapa do situar-se, é a falta de objetivos a longo prazo para os educandos.
      Resta-nos perguntar: Quando acabarão com esta Panfletagem Pedagógica na nossa educação e adoção de métodos realistas que levem a atingir o objetivo maior desta, que é sucesso social do educando, e a quem pertence tal tarefa?
Ielton Mendes
Enviado por Ielton Mendes em 15/06/2006
Código do texto: T176253
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Ielton Mendes
Parnaíba - Piauí - Brasil
7 textos (998 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 11/12/16 05:58)
Ielton Mendes