Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

A Lei da Sobrevivência.


Se pararmos para analisar cada ambiente em que o ser humano habita veremos que impera uma lei que rege o relacionamento dos indivíduos entre si e com o ambiente, é a lei da sobrevivência.
A criança ao nascer um dos primeiros atos instintivos é o choro, o qual leva  seus pulmões a encherem-se  de oxigênio sem o qual não há vida, com o continuar desta, utiliza-se  deste mesmo instinto para comunicar ou denunciar a falta de suas necessidades básicas para viver, como o alimento, a água e o agasalho.
No desenrolar de sua existência o meio em que este habita, começa a se modificar e lhe exigir novas atitudes, não só instintivas, mas também conscientes, se tomadas permitirão a sua existência. Se a comunicação for uma  exigência entre os indivíduos para sobreviver,  estes aprenderão e a fará, através de gestos, símbolos  grafados ou gestual, emissão de sons  através do aparelho fonador ou por meios físicos, e com certeza se uma ou mais habilidades, como caçar, nadar e correr dentre outras forem necessárias para que estes permaneçam vivos, aprenderão a as desenvolverão.
O ambiente também impõe aqueles que o habitam limites, naturais ou consensuais, que se ultrapassados ameaçarão a existência individual ou coletiva, daí a importância do conhecimento destes limites por parte daqueles que ali coexistem.
Conclui-se que o ser humano só aprende ou respeita limites que permitam ou facilitem sua vida ou ameace a sua continuidade.
A sala de aula, ambiente em que os seres humanos habitam, aplica-se a ela a lei da sobrevivência. Portanto, os  alunos só tenderão a aprender aquilo que em seu imaginário for útil a sua existência e a respeitar os limites que o seu convívio social o ensinou.
Mas como introduzir em seu imaginário o novo e de sua importância para sobreviver?
Desponta então neste ambiente um personagem de fundamental importância para este aprendizado, o professor, cabendo a este o papel de enquadrar no imaginário deste o novo como indispensável na lei da sobrevivência.
Ielton Mendes
Enviado por Ielton Mendes em 15/06/2006
Reeditado em 18/06/2006
Código do texto: T176260
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Ielton Mendes
Parnaíba - Piauí - Brasil
7 textos (998 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 08/12/16 06:31)
Ielton Mendes