CapaCadastroTextosÁudiosAutoresMuralEscrivaninhaAjuda



Texto

RAABE, A PROSTITUTA

           JOSUÉ ENVIOU  ESPIÕES  A JERICÓ, PARA ESPIAR A TERRA.  RAABE, A PROSTITUTA, RECEBEU-OS EM SUA CASA, EMBORA FOSSEM ISRAELITAS,  POIS,  O POVO DO LUGAR TINHA PAVOR DELES PELOS FEITOS QUE CONHECIAM, TAIS COMO DESTRUIR REIS E ATRAVESSAR O MAR VERMELHO, PELO PODER DO DEUS DE ISRAEL. ELA OS ESCONDEU DE SEUS PERSEGUIDORES, NO TERRAÇO DE SUA CASA, POR OBRA E GRAÇA DO DEUS VERDADEIRO.
           RECONHECENDO ELA JUNTO DELES QUE DEUS ERA DEUS EM CIMA DO CÉU E EMBAIXO DA TERRA, VIRAM NELA  A FÉ NO SUPREMO PODER.
             ASSIM, PASSOU  ELA A FAZER PARTE DOS DIVINOS PLANOS, SENDO-LHE PROMETIDO POUPAR-LHE A VIDA  E A DE SUA FAMÍLIA, QUANDO DEUS VIESSE A DESTRUIR A TERRÍVEL CIDADE, ONDE PAIS     QUEIMAVAM  SEUS PRÓPRIOS FILHOS EM HOLOCAUSTO. ELES PERNOITARAM EM SUA CASA, EMBORA ELA O NEGASSE PERANTE OS SOLDADOS QUE  FORAM INQUIRIR TAL MULHER, A PEDIDO DO REI DE JERICÓ.
           NO DIA SEGUINTE, OS ESPIAS FUGIRAM PELA JANELA SOBRE OS MUROS DA CIDADE, ONDE SITUAVA A CASA DE RAABE, FAZENDO-OS SAIR POR OUTRO CAMINHO, LONGE DE SEUS PERSEGUIDORES,  SOB JURAMENTO DE CUMPRIR PARA COM ELA O QUE FORA PROMETIDO.
             ELA FOI SALVA PELA GRAÇA DIVINA, JUNTAMENTE COM SEUS FAMILIARES,  NÃO PERECENDO ENTRE OS DESOBEDIENTES, TENDO ACOLHIDO EM PAZ OS ANJOS-ESPIAS, PORQUE PRODUZIU OBRA BOA, FRUTO DE FÉ SINCERA, TENDO SIDO UMA PERFEITA ANFITRIÃ.
              CERTAMENTE QUE TEVE  TRANSFORMADOS SEUS PECADOS COR DE ESCALARTA EM BRANCOS COMO A NEVE.

          Isso é um resumo da história de Raabe na Bíblia Sagrada, onde o preconceito não prevaleceu em nenhum dos lados. No caso dela, que ouvia falar dos feitos heróicos e miraculosos dos israelistas, sendo temidos pelos seus,  mesmo assim os recebeu e os guardou da maldade daquele povo que bem conhecia. E por isso foi salva e ainda faz parte da genealogia de Davi e de Jesus. No caso deles, porque buscaram a casa de uma prostituta, num tempo em que as mulheres não tinham voz e vez e trazia  particularmente a marca do maior pecado, a prostituição, e a respeitaram e usaram de misericórdia para com ela.
             É ela a  segunda mulher mencionada na genealogia de Jesus,   a prostituta de Jericó. Lá na entrada da cidade, Raabe vendia seu corpo por um punhado de dinheiro. Pensava que a sua grande necessidade era o dinheiro e não pensou duas vezes para se prostituir, vendendo  seu corpo que era o templo do Espírito Santo.  Lembremos, ainda,  que prostituição não é somente vender o corpo por dinheiro. É também vender os princípios por cultura; os valores por status, o respeito próprio por uma profissão, ou por um emprego.
            A história bíblica diz que Raabe sentia-se completamente perdida. Tinha medo do futuro. Sabia que o povo de Israel estava vindo. Sabia que o Deus de Israel acompanhava seu povo, que a destruição estava chegando para Jericó. Vivia apavorada, não tinha paz. Tinha medo do futuro, da morte, da destruição, do inferno. Não podia dormir. A sua consciência a atormentava. Mas, foi salva, mesmo assim, porque usou de misericórdia.
                Jesus disse que as prostitutas e os publicanos nos precederiam no Reino de Deus, isso porque, muitos destes como aquelas se converteram com a pregação de João  Batista; os príncipes dos sacerdotes e dos anciãos, não. O Evangelho não nos impulsiona  a promover campanhas moralizadoras contra as prostitutas, mas tampouco a não levar a sério este fenômeno, como se não tivesse importância.
                Qualquer um de nós, que nos reconhecemos pecadores e se nos dirigirmos  a Cristo com a alma e o coração abertos, seremos limpos pelo amor de Deus, basta tomarmos uma atitude submissa diante do poder do Pai, abandonando os velhos hábitos, partindo para viver em novidade de vida.
             Voltando ao texto de Raabe, reconhecemos que Deus realmente não faz acepção de pessoas, mas ama a humanidade, com seus defeitos e virtudes, mas anseia que O busquemos sempre, em espirito e em verdade.
                                                           Josué 2:1-27
DORA TAVARES
Enviado por DORA TAVARES em 24/08/2009
Reeditado em 17/03/2012
Código do texto: T1772179

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original. Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.

Comentários

Sobre a autora
DORA TAVARES
Oliveira - Minas Gerais - Brasil
371 textos (54932 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 02/10/14 01:22)