Imagem: A Morte de Sócrates - Lois David Jacques
Música: canzonetta - Mozart
Para ouvir a música clique:
www.ocaminhodedavi.com


Ética

 
A palavra ética vem do grego ethos, que significa ser, caráter, moral. Podemos analisar o “ser” como um verbo de ligação, ou seja, ele liga o sujeito as suas características. Por exemplo: o político é corrupto.Ser, também, é um substantivo, nesse caso, derivado do latim esse, cujo significado é essência. A essência vai além do dualismo cartesiano, do bem e do mal, a essência é o todo.

Caráter vem do grego caraktér, que significa marca gravada. Caráter é um traço da personalidade, ele diz respeito à maneira usual de cada um agir. Os defeitos e as qualidades do ser humano são inerentes ao caráter. Dentro dessa linha de raciocínio não é difícil concluir que o CARÁTER é uma manifestação do SER, pois o SER é o todo.

Moral vem do latim mores significando costumes, e os costumes podem ser individuais ou coletivos. Os costumes possuem laços mais frágeis e podem mudar de tempo em tempo.

A ética é princípio, e como princípio, faz parte da essência do ser humano, de grupo de pessoas, de uma profissão e toda a sociedade, enquanto a moral faz parte dos costumes dos mesmos.

O ser humano é um ser grupal, por isso, a necessidade de princípios e regras para ajustar o indivíduo e a sociedade. Esses princípios que chamamos de ética começou a ser estudado há 2500 anos na Grécia. Com o desenvolvimento tecnológico e o incremento social foram criados vários códigos de ética, escritos ou não, para servirem de princípios para pessoas, grupos, profissões, e hoje, para vários ramos da ciência.

A palavra ética, ultimamente, está tão avacalhada que as pessoas não acreditam mais nela. Vivemos em uma época que imoralidade é confundida com ausência da ética. A falta de moral, como práticas devassas, é percebida aos olhos de todos e passada como costumes para gerações vindouras como uma herança maldita.

O levar vantagens em tudo. O uso da profissão e do poder, exclusivamente, em beneficio próprio e dos asseclas. O uso da mídia em proveito de um pequeno grupo e com informações distorcidas. A ação selvagem da ditadura do capital que não respeitam os seres humanos e a natureza. Os ramos da ciência que crescem sem saberem para onde estão crescendo. Tudo isso necessita ser estudado e repensado. Todos os campos de atividades e todos os seres humanos precisam de princípios.

A ética é constituída de princípios e quem não tem princípios não tem como ter ética. Restando, apenas, a esses indivíduos o exercício do mau costume: a falta de moral.



Roberto Pelegrino
Enviado por Roberto Pelegrino em 25/08/2009
Reeditado em 01/09/2009
Código do texto: T1773168