A Corte no Brasil : o passeio da rainha.

"Nunca entendi a atração

das pessoas , de só en-

xergarem coisas ruins.

Deus fez do mundo

um eterno jardim.

Não gostam de

flores ?" (Callena)

*****::::::::::*****

Se humilde era a residência real, mais humilde ainda se mostrava o seu séquito quando aparecia em público. O veículo melhor que a opulenta Colônia brasileira podia oferecer à sua soberana era uma pequena sege ( coche com 1 só assento , com duas rodas, fechado com cortinas na parte dianteira). Era puxada por 2 mulas vulgaríssimas e conduzida por um cocheiro metido numa libré (uniforme de criados de casas nobres) velha e desbotada. Acompanhavam-na, em seus passeios, uma dama de honor (mulher nobre que acompanhava a rainha; amiga da rainha) , na mesma sege ,dois soldados à frente e um oficial com outros doze soldados. Os militares iam mal equipados e montados ; seus cavalos não tinham ferraduras , sendo que muitos deles eram mancos, caolhos, sarnentos; o uniforme dos homens era azul, mas oferecia todas as tonalidades dessa cor variável e variada ; suas túnicas, surradas e

remendadas não tinham coletes , nem luvas , nen meias ; suas bo-

tas velhas nunca viram graxa e escova. Seus capacetes e cartucheiras já tinham saído de moda tanto em Portugal como nas demais partes da Europa.

Embora em tão reduzido grupo, as espadas eram todas diferentes, muitos deles não tinham carabinas (fuzil, espingarda) su- prindo a falha com uma ou duas pistolas velhas e mal feitas. Rostos e mãos mostravam-se totalmente inocentes de qualquer contato com um artigo tão raro quanto o sabão ou tão comum quanto a água.

O arreio dos cavalos com as rédeas rebentadas e consertadas com um tento (tira de couro) de couro cru ; os freios e estribos, tais como

as esporas dos soldados, havia anos que não eram areados.

P.S- Notas de documentos históricos. ( 1808-1818 ) . Veja como andavam as pessoas , os soldados e o séquito da rainha, antes da Independência . Observe as datas. Mesmo , assim , iam passear. Usando o que tinham em mãos .

POSTAGEM : Callena, 02/09/2009

kalena
Enviado por kalena em 02/09/2009
Código do texto: T1788977
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.