Introdução à Educação Emocional: Motivação e Auto-estima.

A aprendizagem é influenciada pela motivação. O estímulo, o impulso, o reforço e a resposta são os elementos básicos para o processo de fixação dos novos conhecimentos absorvidos e processados pelo indivíduo.

O aluno aprende melhor e mais depressa se houver interesse pelo assunto estudado. Motivado, o aluno possui uma atitude ativa e empenhada no processo de aprendizagem e, por isso, aprende melhor. A relação entre a aprendizagem e a motivação é dinâmica. A motivação pode ocorrer durante o processo de aprendizagem.

“A auto-estima é o sentimento que faz com que a pessoa goste de si mesma. Aprecie o que faz e aprove suas atitudes. Trata-se de um dos mais importantes ingredientes do nosso comportamento”.

IÇAMI TIBA

O aluno que goza de elevada auto-estima aprende com mais alegria e facilidade. Enfrenta as novas tarefas de aprendizagem com confiança e entusiasmo. Seu desempenho tende a ser um sucesso.

O desenvolvimento desse tema aborda a relação e a influencias que estes aspectos têm para com o processo de aprendizagem.

Cidália França
Enviado por Cidália França em 15/09/2009
Código do texto: T1811631
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.