Apredizagem: Skiming e Vygotsky

O processo de aprendizagem pode ser definido de forma sintética de como os seres adquirem novos conhecimentos, desenvolvem competências e mudam o comportamento. Cada indivíduo apresenta um conjunto de estratégias cognitivas que mobilizam o processo de aprendizagem

• Visual: aprendizagem centrada na visualização

• Auditiva: centrada na audição

• Leitura/escrita: aprendizagem através de textos

• Ativa: aprendizagem através do fazer

A aprendizagem é uma operação neural. A criança que consegue se equilibrar sobre uma bicicleta, o pré-vestibular que “mata” um problema algébrico ou o solteirão que finalmente aprende a fazer arroz como sua mãe fazia estão realizando, do ponto de vista neurológico, a mesma operação, ainda que com finalidades diversas. Algumas vezes, aprendizagem é efêmera, sendo logo “esquecida” pelo cérebro; outras vezes, é guardada por ele e, se necessário, fácil de ser retomada. A primeira constitui aprendizagem mecânica, portanto já superado das velhas “decorebas” ensinadas na escola; a segunda representa a aprendizagem significativa, que precisa ser praticada em sala de aula.

MOTIVAÇÃO

Motivo pode ser definido como uma condição interna relativamente duradoura que leva o indivíduo ou que o predispõe a persistir num comportamento orientado para um objetivo possibilitando a transformação ou a permanência da situação.

Alguns motivos, como a fome, a sede e outros são considerados naturais do homem estão presente no nascimento ou surge por efeito da maturação.

AUTO-ESTIMA:

Para TIBA a auto-estima “É o sentimento que faz com que a pessoa goste de si mesma. Aprecie o que faz e aprove suas atitudes. Trata-se de um dos mais importantes ingredientes do nosso comportamento”.

Dentro da teoria de Piaget, o desenvolvimento do afeto no mesmo sentido que a cognição ou inteligência é responsável pelo despertar do intelecto. Com suas capacidades afetivas e cognitivas despertadas através da contínua construção, as crianças tornam-se capazes de dar afeto e ter sentimentos encontrados nelas mesmas. Assim, a auto-estima mantém uma relação direta com a motivação da criança para adquirir o conhecimento.

Vygotsky que sempre se preocupou com o aprendizado inserido no desenvolvimento sócio-histórico da pessoa como um processo que apresenta diferentes fases que estão interligadas entre si. Independentemente da fase que esteja vivendo, o ser humano está convivendo com grupos diversificados de pessoas que, contribuem a todo o momento com a construção de sua auto-estima.

Cidália França
Enviado por Cidália França em 15/09/2009
Código do texto: T1812029
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.