(foto extraída do jornal budista Portal da Luz de Buda, distribuído no Templo Budista Zu Lai- vide link no site www.blogdoari.com)     

O Zen e Os Três Macaquinhos
 


     
O Templo Zu Lai possui um museu, que é muito visitado, e logo na entrada desse museu estão três figurinhas simpáticas, conhecidas como "Os Três Macaquinhos". São eles o “Não Ouço”, o “Não Vejo” e o “Não Falo”. A imagem inspiradora dos três macaquinhos sobre a mesa, possibilita uma excelente reflexão para todos nós, sejamos budistas ou não. 
 
     Eles referem-se ao bom uso dos ouvidos, dos olhos, e da boca. Remetem-nos à tradição budista zen japonesa.Os grandes mestres do budismo ensinam que a mente inquieta pula de pensamento em pensamento, "igual a um macaco inquieto pulando de galho em galho.” 

 
 
O que os macaquinhos dizem?


 -O macaquinho “Não Ouço” desistiu de “ouvir demais”, agora está quieto e não ouve conversa vazia ou maliciosa;
 
-O macaquinho “Não Vejo” desistiu de “olhar o que não deve”, agora está quieto e concentrado na própria vida.
 
-O macaquinho “Não Falo” desistiu de “falar demais”, agora está quieto e evita falatório desnecessário.
 
 
 
Ensina o Budismo Ch’an (Zen):
 
 
·                     Quando os olhos, os ouvidos e a boca ocupam-se com o que não devem a mente fica inquieta e confusa, isso faz dela fonte geradora de infindáveis aflições.   

Proteger os cinco sentidos é proteger a própria mente, proporcionando a si mesmo o estado do “tranqüilo permanecer” (calma e clareza).   
 
  Estes inocentes macaquinhos, que agora desfrutam de quietude,ensinam que os olhos, ouvidos e a boca quando não contidos enchem a mente de inquietação e ansiedade...  

Ai está um ensinamento que desperta tanto quanto ao som do trovão...