Aprendizagem - Ser professore é cuidar de pequenas vidas.

A aprendizagem significativa é aquela que carregamos e que usaremos em varias situações, desde a mais simples até as mais complexas, saberemos flexionar e mostrar que um dia aprendemos e não esquecemos. É papel do professor validar no quanto for possível essa afirmativa, fazendo com que sua disciplina não acabe no dia em que acaba as aulas, pois se ele for significante o aluno persistirá em descobrir além daquela fronteira deixada pelo fim do semestre ou ano.

Não podemos nos deixar desmotivar com o tempo, somo seres renováveis e nossa motivação deve ser simplesmente o futuro, o nosso futuro.

O processo de aprendizagem precisa de motivação e auto-estima para ocorrer de maneira eficiente. A motivação e auto-estima não deve ser somente do aluno, aliás se não acontecer no professor também, este será difícil entusiasmar seus alunos. Isso é muito importante, se não formos professores com elevada auto-estima e motivados a lecionar nossos alunos serão o reflexo de toda essa baixa-estima e desmotivação.

O professor motivado cria uma relação de afeto com o aluno, passando à uma relação de amizade e companheirismo para caminhar e vencer, essa relação é um estimulo que o aluno tem ao conhecimento, o professor deve ser admirado pelo alunos, mas não porque é o detentor do conhecimento, não porque tem idade superior, mas porque simplesmente o professor é seu amigo e admiração e orgulho o aluno vai ter de si mesmo.

Espero que meu texto um estimulo. Que as palavras aqui escritas motivem-vos a reformular a visão da relação alunos-professor. A escola deve ser um espaço agradável e devemos esperar o nosso aluno de sorriso no rosto e um abraço bem apertado, pois é o que todos precisam antes da necessidade do conhecimento.

Cidália França
Enviado por Cidália França em 17/09/2009
Código do texto: T1816337
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.