O DOM DA PROFECIA

Antes que o pecado entrasse no mundo, Deus falava face a face com Adão e Eva. Depois da transgressão do primeiro casal humano, essa comunicação direta ficou impraticável. Desde a queda da humanidade, Deus tem se comunicado conosco pelos profetas. Daniel permanece em linha direta com os outros grandes profetas das escrituras. As visões e sonhos que viu e registrou em seu livro são partes da coleção de escritos dos profetas. Somos agradecidos por estas tremendas revelações que Deus nos dá na Bíblia.

Uma comunicação mais direta e específica, porém se fazia necessária, especialmente para ampliar a compreensão da humanidade quanto ao caráter de Deus e ao plano de salvação. Assim, Deus escolheu pessoas em cuja mente o Espírito Santo pudesse operar de modo especial para transmitir a verdade a outros. O profeta deve estar de acordo com as escrituras, ou não é um profeta genuíno. O que Deus revela aos Seus profetas hoje não estará em desacordo com o que Ele revelou na Bíblia. Se o profeta estiver em desacordo com as escrituras, ele é falso.

O apóstolo Paulo, quando escreveu as cartas ao povo de Corinto, chamou a atenção para o dom da Profecia, dizendo que os homens deveriam aspirar aos dons espirituais, sobretudo o da Profecia, porque, através e a partir dele, poderiam exortar, edificar e consolar a seus irmãos.

É através da profecia que Deus manifesta Seus pensamentos aos homens, utilizando de um único indivíduo, de um grupo ou até mesmo de uma comunidade. É errôneo pensar que se trata apenas predição de fatos futuros, é bem mais profundo o seu sentido, pois se refere ao que o Senhor quer dizer para seu povo neste momento. Em 2 Pedro 1:21, lemos: "Porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo."

Fomos orientados pela Bíblia a não crer em qualquer manifestação espiritual como se enviada por Deus, pois há muitos espíritos enganadores: “Amados, não creiais a todo o espírito, mas provai se os espíritos são de Deus, porque já muitos falsos profetas se têm levantado no mundo. Nisto conhecereis o Espírito de Deus: Todo o espírito que confessa que Jesus Cristo veio em carne é de Deus; E todo o espírito que não confessa que Jesus Cristo veio em carne não é de Deus; mas este é o espírito do anticristo, do qual já ouvistes que há de vir, e eis que já está no mundo. Filhinhos, sois de Deus, e já os tendes vencido; porque maior é o que está em vós do que o que está no mundo." 1 João 4:1-4.

Tanto o Antigo e o Novo Testamento ensinam que o dom profético foi concedido igualmente a homens e mulheres, sendo que, dentre as mulheres, destacam-se Miriam, Débora, Hulda, Ana e as quatro filhas de Filipe (Exo. 15.20; Juízes 4:4; II Reis 22:14; Lucas 2:36; Atos 21:8 e 9. Muitas vezes essas mensagens eram repassadas oralmente, de outras, escritas, o que facilitava na sua circulação. Pela providência divina, essas mensagens escritas foram preservadas, constituindo-se as Sagradas Escrituras, e, através dos séculos, tem sido utilizadas por Deus para falar ao coração humano e levá-lo a fazer Sua vontade.. A bíblia oferece a revelação infalível da vontade de Deus..

No final dos tempos, ao aproximar-se o fim da história da humanidade, quando se aproximar a luta contra Cristo e Satanás, momento em que o povo de Deus será severamente atacado, os dons do espírito serão mais necessários, inclusive o Profético.

Hoje, como no passado, toda comunicação de Deus é preciosa . A mensagem bíblica ainda é oportuna: "Não apagueis o Espírito. Não desprezeis as profecias." I Tess. 5:19 e 20. "Crede no Senhor vosso Deus, e estareis seguros; crede nos Seus profetas, e prosperareis". II Crônicas 20:20.

Conforme previsto nos ensinamentos bíblicos, têm surgido falsos mestres, falsos pastores, enfim, falsos profetas, falando de coisas que não estão respaldadas na bíblia, e até dizendo que foram revelações vindas diretamente do Senhor, ou por anjos em sonhos. Não podemos aceitar, de forma nenhuma, doutrinas que não têm base bíblica no Evangelho de Jesus Cristo.

Guardai-vos dos falsos profetas que vêm ter convosco cobertos de peles de ovelha e que por dentro são lobos roubadores. - Conhecê-lo-eis pelos seus frutos. Podem colher-se uvas nos espinheiros ou figos nas sarças? - Assim, toda árvore boa produz bons frutos e toda árvore má produz maus frutos. - Uma árvore boa não pode produzir frutos maus e uma árvore má não pode produzir frutos bons. - Toda árvore que não produz bons frutos será cortada e lançada ao fogo. - Conhecê-la-eis, pois, pelos seus frutos. (S. MATEUS, cap. VII, vv. 15 a 20.)

Tende cuidado para que alguém não vos seduza; - porque muitos virão em meu nome, dizendo: "Eu sou o Cristo", e seduzirão a muitos. Levantar-se-ão muitos falsos profetas que seduzirão a muitas pessoas; - e porque abundará a iniquidade, a caridade de muitos esfriará. - Mas aquele que perseverar até o fim se salvará.

É assim que devemos julgar; são as obras que devemos examinar. Se os que se dizem investidos de poder divino revelam sinais de uma missão de natureza elevada, isto é, se possuem, no mais alto grau, as virtudes cristãs e eternas: a caridade, o amor, a indulgência, a bondade que concilia os corações; se, em apoio das palavras, apresentam os atos, poderemos então dizer: Estes são realmente enviados de Deus.Os verdadeiros profetas preveem com exatidão o futuro. Se a profecia falha, o profeta é falso.

Mas, acima de tudo, o grande segredo é seguir a Jesus Cristo. E seguir a Jesus Cristo é estar em suas mãos. É confiar no Senhor, é louvar ao Senhor, assim procedendo, nenhum de nós seremos enganados.