VIOLÊNCIA NO FUTEBOL: ASSIM NÃO DÁ!

Bom-dia, pessoal do Recanto...

Muitos aqui me conhecem pelas manifestações apaixonadas pelo Flamengo - óbvia alusão a meu pseudônimo - e também por uma crítica à política do futebol carioca, o qual julgo ter uma administração caudilhesca e antifuncional. Mas gostaria que prestassem atenção nestas notícias:

"Morre torcedor do Atlético-PR que foi atropelado por rival após o clássico Atletiba" (espbr.com)

"Torcedores de Botafogo e Flamengo brigam e causam tumulto em Niterói" (globoesporte.com)

"Discussão após o Gre-Nal termina em morte no Oeste de Santa Catarina" (globoesporte.com)

"Diretoria do Botafogo contabiliza prejuízo por depredação na área da torcida do Fla" (me racham a cara de vergonha - globoesporte.com)

Este breve apanhado de notas que fiz nada mais é do que a constatação da triste rotina do nosso futebol. Até quando vai existir a cultura de enxergar o torcedor adversário como inimigo, como alvo de gozações maldosas ou de revide? Por quanto tempo ainda teremos de suportar que tradicionais clássicos como Flamengo x Botafogo, Gre-Nal, Palmeiras x Corinthians, Ba-Vi e tantos outros sejam eventos comparáveis à Queda da Bastilha, Batalha de Stalingrado, Guerras Púnicas e Revolta dos Bôeres?

Respondo: igual ao tempo em que permanecer a Guerra Fria das autoridades públicas e privadas, as quais, em minha modesta opinião, têm a obrigação de proporcionar segurança aos verdadeiros torcedores e identificar os marginais travestidos de esportistas.

E não são apenas as praças esportivas que sofrem as calamidades. Vou pegar o exemplo do clássico da cidade onde moro, o Atle-Tiba. A cada encontro destes rivais, a capital paranaense transforma-se em um ambiente tenso. Terminais e pontos de ônibus ganham ares de base militar, as ruas viram campo de batalha e os bairros dos clubes se assemelham a Auschwitz. Não pude sequer pensar em vestir a camisa do meu clube para assistir ao jogo com o Botafogo em um bar aqui da cidade. Afinal, o estabelecimento em questão é próximo ao Couto Pereira, local deste último Atle-Tiba...

Olhemos para trás e lembremos de corinthianos e palmeirenses marcarem briga via Orkut, flamenguistas e vascaínos quebrando tudo na Avenida Brasil, são-paulinos e palmeirenses se matando no Pacaembu... Não concordam ser um absurdo? Cidades ficarem ainda mais perigosas por causa de futebol! Já não bastam as drogas e a desigualdade, o futebol vai passar de lazer a problema social? Nós vamos sediar Copa do Mundo e Olímpiada logo na sequência, gente! Já pararam para pensar no que isto significa?

Andre Mengo
Enviado por Andre Mengo em 27/10/2009
Código do texto: T1889771
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.