01 de Novembro: Dia de Todos os Santos

A celebração teve origem em Antioquia no Oriente no século IV, e foi introduzida no Ocidente em Roma no século VI. Muitas razões aconteceram para realizar essa festa, uma delas é o de ter a possibilidade resgatar as lembranças dos mortos, cujos nomes foram omitidos por falta de documentos.

No Dia de Todos os Santos, a Igreja Católica busca aproximar os seus fiéis a Deus. Todos os santos celebrados nesse dia foram pessoas de carne e osso que tiveram condutas exemplares durante sua vida terrena. Dessa forma, a Igreja procura mostrar às pessoas através do exemplo, que todos têm potenciais para tornarem-se santos.

O Papa Bonifácio IV criou o Dia de Todos os Santos, pensando em homenagear todos os santos em um único dia.

Este fato aconteceu no século VI é que naquele tempo, o Dia de Todos os Santos era comemorado no dia 13 de maio. Já no século seguinte (em 835), o Papa Gregório III, resolve mudar a data, que passou a ser celebrada no dia 1º de novembro. Os historiadores mostram que o principal objetivo da mudança da data foi para que ela passasse a coincidir com o “Samhain – Ano-Novo” para os Bruxos (comemoração que deu origem ao Halloween), tentando desse modo, atrair os não católicos (para que se convertessem) para a celebração católica.

Voltando um pouco no tempo e na história encontramos o povo celta, para eles a data marcava o final do verão e das colheitas, e o começo de um novo ano. Entre os dias 31 de outubro e 02 de novembro é celebrado, pois, o Samhain, rito pagão, que marca o início de um novo ciclo. Conta à lenda que, neste período, demônios e espíritos dos mortos andam em liberdade pela Terra. O Halloween é a festa na qual os vivos preparam-se para a chegada dos fantasmas, ficando prontos para enfrentá-los! Advém desse fato, o costume das pessoas se fantasiarem no “Dia das Bruxas”: assim, os vivos seriam confundidos com os mortos e passariam incólumes pelos espíritos famintos.E na meia-noite do dia 02 de novembro, os falecidos retornam ao seu lugar.

Portanto, a festa do dia de Todos os Santos é celebrada em honra de todos os santos e mártires, conhecidos ou não. A Igreja Católica celebra a “Festum omnium sanctorum” a 01 de novembro, seguido pelo dia dos fiéis defuntos, a 2 de novembro. Já, a Igreja Ortodoxa celebra esta festividade no primeiro domingo depois do Pentecostes, fechando a época litúrgica da Páscoa.

Bibliografia

1) Autores Brasileiros

2) CUNHA, Luiz Antônio, Ensino Religioso nas Escolas Públicas: a propósito de um

3) GLEISER, Marcelo, A Dança do Universo – dos Mitos de Criação ao Big-Bang. São

Paulo: Companhia das Letras, 1997),

4) SANTORO, Dom Filippo (Coordd.Geral), As Obras de Deus Criador. Rio de Janeiro:

Vozes, 2007seminário internacional. In: Educação e Sociedade, 97. V.27 – set/dez-, São Paulo:CEDES, 2006.