Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

Blocos online na constelação cultural

* Texto em comemoração aos 10 anos do portal Blocos online.


Desde cálculos simples até as complexas dívidas dos países, os números influenciam o comportamento humano. Quantificamos e atribuímos valor a tudo que nos cerca, mesmo o que não é muito importante.

Neste ano, o Brasil tentou ser hexacampeão na Copa do Mundo e os números dos votos decidirão o próximo presidente da nação. Há pouco tempo, muitos se admiraram com a data 6 de junho de 2006. Sem os zeros, 666. Não causou tanto temor quanto há um milênio a data de 06/06/1006, mas, entre os supersticiosos, a data gerou expectativa.

Segundo o bíblico Livro do Apocalipse, 666 é o número do anticristo e já teve muitas interpretações. O anticristo já foi o imperador Nero e até Bill Gates, o bilionário presidente da Microsoft.

Enfim, a data passou e o mundo não acabou, mas há outros números e datas temidos e adorados. Uns evitam o número 13, outros o adoram, depende do objetivo e da importância social, religiosa ou cultural que a época confere a certo número, ou da experiência pessoal de quem teme ou adora.

Para os místicos e religiosos, ainda há previsões a temer. No calendário Maia, o fim de mais um ciclo está previsto para o nosso ano de 2012. Alguns acreditam que será o fim do mundo. Parece que os maias previram seu declínio e abandonaram seus centros urbanos há alguns séculos. Até hoje os pesquisadores procuram descobrir o motivo, enquanto estudam seu complexo calendário. As últimas especulações dizem que foi por causa da mudança nos campos magnéticos e radiações solares.

Sempre que acontece algo marcante na história, alguém busca sua relação com os números, como aconteceu na queda das Torres Gêmeas, em 11 de setembro de 2001. Acharam relações entre os números de passageiros, o número do vôo, entre outros elementos.

Estudar os números não é uma atividade atual. As tradições antigas estudavam os números inclusive para tentar explicar o Universo, como a Cabala, em que letras e números têm significados ocultos.

Na história da humanidade já surgiram vários sistemas de representação de escrita dos números, como o romano, o arábico e o maia. As bases também se diferenciam, como as bases 2, 5 e 10. O sistema indo-arábico, que usamos atualmente, é de base 10. Usando dez símbolos numéricos diferentes, podemos representar qualquer quantidade. O número dez é um dos mais antigos da nossa história.

Na Grécia antiga, o filósofo e matemático Pitágoras tentou desvendar os significados ocultos dos números e disse que eles estavam na origem e formação do Universo. Pitágoras aprendeu Cabala, doutrinas matemáticas no Egito e estudou com o sábio persa Zoroastro. O filósofo concluiu que o número 10 era perfeito, o receptáculo de todos os números, por ser a soma de todas as possíveis dimensões geométricas.

A Numerologia é a ciência que estuda os significados dos números e suas influências. Nos números estão as previsões, as propensões, o que é favorável ou desfavorável, os números harmônicos ou negativos, entre outros elementos que os numerólogos dizem que estão no nosso nome e na nossa data de nascimento.

Pela data de nascimento, o portal Blocos online é do signo de câncer, simbolizado pela figura do caranguejo. O caranguejo está relacionado ao segundo trabalho do herói mitológico Hércules, que enfrentou a Hidra com várias cabeças.

Héracles, mais conhecido pelo nome romano Hércules, é um dos maiores heróis da mitologia grega, filho de Zeus com a mortal Alcmena. Hera, a esposa ciumenta de Zeus, provocou uma loucura temporária em Hércules, que foi obrigado a realizar doze trabalhos difíceis, conforme uma das lendas, para se purificar por ter matado seus filhos quando estava fora de si. Hera fez de tudo para atrapalhar Hércules na realização dos trabalhos.

A Hidra de Lerna foi criada pela deusa Hera para testar as habilidades de Hércules. Cada vez que sua cabeça era cortada, nasciam outras duas no mesmo lugar. A ciumenta Hera, depois de ver que o herói estava ganhando a batalha, enviou um caranguejo para atrapalhá-lo. Hércules pisou no bicho, fazendo-o em pedaços. Hera levou os restos do caranguejo para formar a constelação de câncer no céu.

Não será coincidência que Blocos online, do signo de câncer, tenha um legado de tantos blocos, textos, poemas, prosa e verso em tantos caminhos e links que podemos percorrer na grande constelação da internet.

Se os números possuem conexões ocultas, e Pitágoras já falou tão bem sobre a década, Blocos online está no seu momento mágico, ao completar 10 anos e com seus “pedaços” que, juntos, preenchem nosso céu cultural.

E que venham outras dezenas de aniversários.


Coluna Orkultural n° 21 (link partido)
www.blocosonline.com.br/literatura/prosa/colunistas/
cherrmann/chindex.htm
Solange Firmino
Enviado por Solange Firmino em 10/07/2006
Reeditado em 06/11/2006
Código do texto: T190985
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre a autora
Solange Firmino
Rio de Janeiro - Rio de Janeiro - Brasil
194 textos (59176 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 02/12/16 16:44)
Solange Firmino