CapaCadastroTextosÁudiosAutoresMuralEscrivaninhaAjuda



Texto

Jorge Amado: Um baiano romântico e um dos principais autores da Literatura Brasileira

(1912 - 2001)
 
Jorge Amado, um dos representantes do ciclo do romance baiano, nasceu na Bahia em 1912. Este romancista brasileiro é um dos mais lidos no Brasil e no mundo suas obras refletem a realidade dos temas, paisagens, dramas humanos, secas e migração.  Escritor desde a adolescência, Jorge Amado segue o estilo literário do romance moderno. Em seus livros existe o domínio do físico sobre a consciência. Suas personagens geralmente são plantadores de cacau, pescadores, artesãos e gente que vive próximo ao cais, em Salvador, Capital da Bahia.  O estilo deste autor também é conhecido como romance da terra e seus livros possuem uma linguagem agradável e de fácil compreensão.  Morreu em Salvador ( Bahia ), no dia 6 de Agosto de 2001, quatro dias antes de completar 89 anos de idade.

São seus livros:
 
O País do Carnaval, Cacau, Jubiabá, Terras do Sem fim, A Morte e a Morte de Quincas Berro d´Água, Seara Vermelha, O Cavaleiro da Esperança, O Mundo da Paz, Os Subterrâneos da Liberdade, Gabriela, Cravo e Canela, Suor, Mar Morto, Capitães de Areia, São Jorge dos Ilhéus, Os Velhos Marinheiros, Os Pastores da Noite, Dona Flor e seus Dois Maridos, ABC de Castro Alves, O Amor do Soldado, Bahia de Todos os Santos, A Estrada do Mar, Tereza Batista Cansada de Guerra, Tieta do Agreste, Farda Fardão e Camisola de Dormir.
 
O baiano fez de sua vida uma grande arte e suas obras literárias conquistaram não só os falantes da língua portuguesa como de outros e levou suas histórias para os quatro cantos do mundo nos idiomas: inglês, espanhol, francês, italiano, alemão, etc. Estreando romances em novela brasileira foram traduzidos para outros idiomas em que estrangeiros tiveram a oportunidade de ver e ler suas obras.
O escritor fez a diferença revelando-se ícone da literatura brasileira. Antes de morrer pediu que seu corpo fosse cremado e suas cinzas jogadas no quintal de sua casa.Em 2008 falece Zélia Gattai  sua esposa que pediu que as cinzas também ficassem ao lado do marido Jorge Amado. A obras do baiano romântico e sensual são provas de que podem viver eternamente na memória das pessoas e o seu valor um exemplo a ser seguido.
 
Bela Flor Claudia Rodrigues
Enviado por Bela Flor Claudia Rodrigues em 13/11/2009
Código do texto: T1922281

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original. Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.

Comentários

Sobre a autora
Bela Flor Claudia Rodrigues
São Paulo - São Paulo - Brasil
488 textos (58186 leituras)
1 e-livros (146 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 01/09/14 22:50)