NEM TUDO É ESOTERISMO. A MAIORIA É EXOTERISMO

Ambas as palavras são pronunciadas exatamente da mesma forma, mas não é uma palavra única. São duas grafias e têm significados e conceitos diferentes. Estamos falando de Esoterismo e Exoterismo.

A palavra esoterismo vem do grego eksoteros, que significa protegido, secreto, verdade interna, oculta ou particular. É aplicável para designar o conjunto de ciências ocultas que foram preservadas durante milênios na forma de filosofias iniciáticas, por grupos fechados de estudiosos e religiosos. Os antigos e sábios gregos chamavam de esoterismo o conhecimento complexo, o entendimento restrito e revelado apenas aos iniciados e a um círculo de especialistas.

O termo oposto, exoteros, de onde deriva a palavra exoterismo, significa aberto a todos, verdade exteriorizada, publica. Caracteriza as ciências que eram transmitidas abertamente aos não iniciados. O adjetivo exotérico qualifica o conhecimento passível de ser divulgado para o público.

Como se percebe, há aí uma diferença semântica e não apenas uma variação ortográfica, como os menos avisados podem chegar a admitir.

Esotérico é aquilo que se oculta à generalidade das pessoas e está relacionado ao que é permanente. Em contraposição, exotérico (externo), segundo Michel Echenique Isasa, no seu livro “Reflexões sobre o mundo, homens e mistérios”, é tudo que se fala abertamente sobre uma filosofia, uma corrente de pensamento, religião etc. Ou seja, todo ensinamento dado publicamente, de conhecimento público, sem reservas; diz respeito ao que é mutável, transitório.

Num texto sobre o assunto, no Portal do Sol, há a seguinte explicação:

“A origem dessas denominações vem do arranjo arquitetônico dos templos da Antiguidade, onde nos pátios externos (exoteros) as pessoas comuns eram instruídas em ciências como a matemática, agrimensura, geografia, a escrita e outros conhecimento necessários no dia-a-dia, enquanto que nas câmaras internas (esoteros), acessíveis apenas aos iniciados, eram transmitidos conhecimentos de física, química, alquimia, astrologia, medicina, cosmologia, interpretação de textos religiosos e rituais de magia”.

O conhecimento esotérico é propriedade de todos aqueles que trilham o caminho iniciático à procura da origem do Universo e a sua própria, integrando-se na missão a que o Colégio Iniciático está ligado. Exemplos de fraternidades esotéricas atuantes são a Antiga e Mística Ordem Rosa Cruz (Amorc), a Maçonaria e a Eubiose, que trazem no seu bojo a linguagem simbólica.

O esoterismo é tudo aquilo que constitui a essência das coisas e de todos os seres; é a natureza interior, a razão de ser e de existir. Está além do mundo da matéria, do mundo físico; diz respeito à Metafísica. O prefixo “meta” quer dizer “além”, logo, metafísica significa “além da física”, aquilo que transcende, aquilo que corresponde à essência Divina que reside no interior de toda criação. E se é “essência”, não pode mudar.

Para entender o esoterismo na sua raiz é preciso estudar os ensinamentos de Alice A. Bailey, Leadeater, Douglas Baker e outros; ir a fundo nos estudos da Teosofia e na Metafísica e ver os seus princípios. É bom estudar os corpos etéricos, astral (emocional), mental e búdico. Entender o correto funcionamento dos chacras e suas relações com as glândulas endócrinas. Estudar os planos físico, astral e espiritual, além dos seus efeitos nas nossas vidas.