Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

Você tem amigos?

Segundo a definição de dicionário, amigo é pessoa que quer bem a outra, defensor, protetor. Já a palavra amizade é definida como o sentimento de amigo, afeto que liga as pessoas, reciprocidade do afeto, benevolência, amor.

      Já se disse que quem tem um amigo, tem um tesouro. E pesquisas recentes indicam que ter amigos aumenta o tempo de vida e protege a saúde contra doenças, especialmente aquelas que afetam o coração. É que a convivência com amigos autênticos proporcionam o incomparável prazer de estar com pessoas com quem não precisamos nos preocupar em como vamos nos portar, o que vamos dizer... Estar com amigos livra-nos do ambiente constrangedor de muitas vezes "pisar em ovos". Com eles, somos nós mesmos, naturalmente.

      Os amigos nos entendem, nos compreendem, nos aceitam. Como somos. E estes sentimentos são recíprocos. É aquela cumplicidade natural da reciprocidade do afeto. Mesmo que tenhamos de chamar a atenção ou sermos advertidos, em virtude de qualquer equívoco, isto será feito com jeito, sabendo abordar o assunto, sem magoar, sem constranger. É que entre amigos há um ingrediente fundamental para a boa convivência: o respeito mútuo. Basta pensar que as causas dos atritos, desentendimentos e intrigas estão nas tentativas de imposição das idéias ou no desrespeito à liberdade de cada um.

      Em favor, pois, da amizade, habituemo-nos na conquista de novas amizades e manutenção das amizades já construídas. Percamos a timidez e aproximemo-nos das pessoas com naturalidade e simpatia. Para manter uma amizade, deixemos de descarregar nossas mágoas e neuroses, problemas e dificuldades e estejamos valorizando a convivência através de um passeio, um chá ou sorvete desfrutados em dias que o tempo nos permita esses momentos incomparáveis. Se estão distantes, lembremo-nos de enviar uma carta ou um e-mail, de telefonar, de manter permanente contato.

      Afinal, a quem recorremos nas grandes alegrias ou nas grandes dificuldades que a vida apresentar? Não são aos amigos? Sejam eles nossos pais, cônjuges, irmãos, parentes ou mesmo pessoas que não pertençam ao círculo familiar, mas que são nossos autênticos amigos.

      A amizade leal é a mais formosa modalidade de amor fraterno, segundo opinião de um grande pensador. Por isso pensemos nos amigos! E reflitamos nos benefícios que este magno sentimento é capaz de espalhar onde se apresente. Antes, pois, de qualquer iniciativa, sejamos amigos uns dos outros, e sentiremos a vontade da convivência saudável de quem se quer bem...

      E, por falar em amizade, convido os amigos para a palestra que vamos proferir neste sábado, dia 2 de agosto, à 20 horas, em Dois Córregos, na sede da UNIÃO ESPÍRITA DE DOIS CÓRREGOS, exatamente sobre o tema O valor da amizade!
Orson
Enviado por Orson em 17/07/2006
Código do texto: T195848
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Orson
Matão - São Paulo - Brasil, 56 anos
298 textos (94305 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 04/12/16 16:27)