ROCOCÓ

Outro dia , eu vi escrito em algum lugar, a palavra rococó. Esta palavra não é tão usada . Ela caiu em desuso mais ou menos por volta de !760 , meados do século XVIII .

Eu sempre gostei do estilo e até hoje eu gosto. Não importa se caiu em desuso ou não , pois não faço quesrão de nada massificado. Resolvi, fazer , portanto, um cantinho na minha casa , em estilo rococó . Ficou uma graça . Lindo ! Devo , contudo, confessar que eu contei com o gosto apurado da minha sogra. Na verdade , quem botou a mão na massa foi ela e eu só dei palpites . Nem sempre aceitos . rsrs.

ROCOCÓ é um estilo de arte e arquitetura que surgiu na França por volta de 1700 , espalhando-se pela Europa no séc. XVII.

Caracterizava-se pela leveza , graça, intimismo e manipulação lúdica dos elementos específicos de cada arte , constituindo tanto uma evolução quanto uma reação contra o peso do estilo barroco. Como este ,compartilhava o amor pela complexidade da forma, mas ao contrário da preocupação barroca com a solidez e volume, revelava um delicado jogo superficial, substituindo os pesados ornamentos

e as cores sombrias pelos tons suaves de rosa , azul, e verde , além do branco. Inicialmente , o estiloera apenas decorativo ( vc se lembra do quadro pintado por RENOIR , chamado O AZUL e o ROSA ? São duas meninas , lindas, com cabelos louros, e com belos cachos , em pé , vestindo uma delas um vestido leve, com rendinhas cor de Rosa . E a outra , vestindo o mesmo modelito só que em Azul). É um quadro maravilhoso. Bem , esse poderia ser chamado de rococó.

Diz-se que a palavra deriva de *barocco e *rocaille - termo aplicado a obras extravagantes feitas de pedras ou conchas em chafarizes e grutas . No início tinha conotação pejorativa , significando que nada era tão bonito , mas hoje em dia , perdeu esse sentido , mesmo porque pouquíssima gente sabe disso . Entrou, sim ,em declínio por volta de 1760, como já falei , acima, sendo substituído pelo severo * neoclássico.

COMENTO : Para mim, nada caiu em desuso . Adoro o barroco , adoro o rococó, pedras, madeiras, lambrís , conchas, objetos, paisagens e lugares rupestres , palha, objetos toscos de fazendas, enfim tudo que é antigo , tosco, sem brilhos , etc... eu adoro. Ferro batido , peneiras, ...TUDO . Meu marido falou se eu gostaria de montar uma loja de antiguidades. Eu disse um categórico NÃO !!. Ele me disse, mas eu farei uma loja linda, chic e com belas antiguidades : Ahhhh é ? Pois eu NÂO VENDERIA NE-NHU-MA !!! Ficaria com TODAS . rsrs . Ele desistiu de insistir . rsrs

::::::::::**********:::::::::oooooooooo Callena, dez.2009.

kalena
Enviado por kalena em 08/12/2009
Código do texto: T1966111
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.