O MISTÉRIO DA MENTE < * >

Estou tentando relatar coisas da nossa mente. Baseado em pesquisas que fiz para entender melhor as causas de tantos distúrbios mentais.

1-> CONSCIÊNCIA:

Desde a mais desafiadora das incógnitas seja o modo pela qual

esses impulsos eletroquímicos podem produzir uma tão espantosa

variedade de efeitos, desde sonhar até recitar um poema ou escrever uma carta.

A tensão crônica pode conduzir a perturbações físicas, como úlceras e dores de cabeça.

2-> LOUCOS TRATANDO LOUCOS:

Há muitos séculos o doente mental foi um dos mais trágicos exemplos

da desumanidade do homem para com o homem.

O homem era tratado com dura indiferença, muitas das vezes cruel,

principalmente no século XV e XVI, quando a loucura era considerada

sinal de possessão demoníaca.

As causas das doenças mentais, ainda não se podem afirmar se são orgânicas ou não. A maioria dos comportamentos anormais são classificados de duas formas:

3-> NEURÓTICOS E PSICÓTICOS:

NEURÓTICO: Está mais perto do normal, essas pessoas podem ser normais em algumas coisas e anormais em outras.

4-> O PSICÓTICO:

Pode ser mais grave. Sempre afeta seu comportamento

em todos os seus aspectos. Um psicótico perde parte de todo o senso de

realidade, hoje se reconhece a causa como " tensão pela luta da vida".

Pode se dizer que toda a neurose nasce de conflito emocional, varia de

pessoa para pessoa, as causas são:

5-> ESTADO DE ANGUSTIA:

O conflito emocional causa angustia. Se a situação for difícil, a pessoa terá que viver da melhor maneira que puder, pode ser que ela fique reprimida. No fundo da consciência, ou que venha a tona de súbito. Ex: Se um pai irrita um filho por se achar no direito de pai, o filho não pode reagir por ser filho, apenas finge estar tudo bem. Essa sensação gera fadiga, angustia, insônia, perda de apetite, pode viver preocupado e tenso, ou

ter acesso de tremor, dificuldade para respirar e etc. A angustia pode trazer distúrbios orgânicos graves. O neurótico angustiado externa sua angustia, tenta viver com seu problema.

6-> HIPOCONDRIA:

O hipocondríaco tenta a solução pela fuga ex:

se um funcionário teme o chefe, toda vez que tem que encará-lo finge estar

doente, vai para a enfermaria evitando assim o encontro, e conseguindo estará doente cada vez mais. As doenças imaginarias dos hipocondríacos

quase nunca se ajustam com doenças conhecidas, elas fazem seus próprios diagnósticos e se realmente estivessem doentes não se preocupavam tanto!

Os hipocondríacos criam mais problemas na vida do que resolvem, no final

toda sua vida ficará afetada.

7-> HISTERIA:

As vezes os neuróticos procuram fugir dos seus conflitos alegando sintomas de loucura real, com o efeito da histeria , um soldado que tinha medo mortal de entrar em combate, sente-se cego de repente, apesar de seus olhos estarem normais. É um sinal da doença Mas por favor! Não confundam com histeria popular feminina como: Ataque de choro, gritos causados por acessos temperamentais, essa histeria é coisa nossa, abafa o caso, rs, rs).

8-> FOBIA:

Uma fobia neurótica é um medo irracional que substitui o medo real mais reprimido ex: uma pessoa ouve inúmeras histórias de acidentes com elevador, quando entra em um e ele para mesmo que por minutos o medo

aflora a pessoa toma pavor, e se precisar entrar em um sente-se mal tem

tonturas, calafrios, palpitações, mas é inevitável nos dias de hoje, então prefere não sair de casa.

9-> DEPRESSÃO:

Depressão neurótica é um caso prolongado, da tristeza e desanimo, pode-se manifestar depois de uma doença grave ou perda dolorosa. A pessoa fica sob efeito continuo de desanimo, fracasso, inferioridade, interpreta mal as coisas que vão bem. A depressão não apresenta uma fuga ao medo mas sujeição a ele.

(O neurótico é apenas difícil e incapaz)

10-> O PSICÓTICO:

É um vasto exemplo da ruína e do sofrimento humano, o psicótico vê o mundo de modo totalmente diferente da pessoa normal.

Um mundo de delírios e alucinações, linguagens e pensamentos distorcidos.

11-> ESQUIZOFRENIA:

O termo significa fragmentação de personalidade, um esquizofrênico é incapaz de concentrar-se numa ideia, sua linguagem e comportamentos são confusos e desconexos, cheios de frases e atos que para eles tem sentido, não para os outros. O esquizofrênico pode gritar " NÃO ME ENVENENEM " quando nada lhe é oferecido, pode passar o dia varrendo o quarto com uma vassoura imaginária.

As quatro principais formas da esquizofrenia são:

1-> DEMENCIAL SIMPLES:

Esse vive em solidão afetiva, tem consciência do mundo exterior, mas é-lhe indiferente e se afasta dele. É apático, desatento, estúpido, não se importa com os outros. Os psiquiatras creem que muitos deles são vistos como:

Vagabundos, prostitutas, delinquêntes, e incapazes de um trabalho produtivo.

2-> HEBEFREMIA:

Esse regride ao comportamento infantil, falam como bebê, tem momentos de bobice e riso repentino sem motivo, faz gestos e acenos extravagantes.

3-> CATACONIA:

O catatônico oscila entre uma total imobilidade física e uma fúria diabólica.

Pode ficar imóvel, durante horas ou dias seguidos, depois enfurecer-se e atacar qualquer pessoa ou arranhar-se com as próprias unhas.

No período de imobilidade é sugestionável pedir para que repitam frases, obedecer ordem, imitar gestos.

4-> PARANÓIA:

Esse é um clássico sistema de loucura, seu comportamento inteiramente ilógico, tem razão por que ele sofre delírios de grandeza, e perseguição ou de erotismo, vozes que não existem, pessoas que não estão perto. Imaginam uma grande conspiração contra si, ele acredita que vigiam seu cérebro, controlam seu pensamento. Um paranóico pode ser retraído ou violento, por isso pode atacar com ímpeto qualquer estranho.

12-> PSICOPATAS:

Os psicopatas aparentam ser inteligentes e normais, mas com afetividade reduzida. Os psicopatas se angustiam mesmo antes da perspectiva da dor física, dos quais pessoas normais despreocupada, dispõe-se a roubar, trapacear, matar. Torna-se de fato uma ameaça à sociedade.

13-> A MENTE É O REFÚGIO DO INCONSCIÊNTE:

Essa foi umas das mais férteis contribuições de Freud para o conhecimento da personalidade.

Abriga desejos e impulsos que a mente inconscientemente rejeita.

Existe a conversão que é encontrá-la na histeria, um conflito que se converte na forma de doença física, Freud conta:

_ " Uma jovem foi dar um passeio com o cunhado, do qual se enamorava. Depois sabendo que a irmã estava muito doente, correu para a cabeceira dela. Mas chegou muito tarde , a irmã tinha morrido. A tristeza da moça acompanhou de dores agudas nas pernas, era uma dor que passava e voltava sem causa parente. " a explicação de Freud foi que ela sentiu-se culpada por desejar o marido da irmã e inconscientemente converteu seu sentimento reprimindo-se numa doença física imaginária, foi as pernas a dor que ela associou a ação de caminhar no passeio com o sentimento que sentia pelo cunhado, a doença tinha dois significados:

O desejo inconsciente e a punição para o sentimento de culpa.

Compensação de inferioridade.

O medico oftalmologista e psicólogo Alfred Adler, os neuróticos são pessoas que não podem se ajustar seu desejo de auto realização coma pressão que sofre seu estilo de vida, caracterizado por extremo complexo de inferioridade, nota-os incapaz muitas vezes de tomar decisões.

Freud achava que a maioria das neuroses era causada por falta de uma vida sexual normal. Mas era difícil falar em sexo naquela época, segundo Adler a procura da satisfação sexual estava subordinada a impulso de auto realização, e isso conflitava com as opiniões de Freud.

13-> O ESTADO DE ESPÍRITO DA LOUCURA:

Alguns psicóticos se expressão por disposição extremada quase sempre depressão e mania.

14-> O PSICÓTICO E O ESQUIZOFRÊNICO:

Tem grande interesse pela arte, já o depressivo não, embora ache mais fácil pintar que falar. Se afinal pintar transmite seu profundo desespero, suas figuras podem ter postura de uma auto- rejeição e vergonha. Usa cores sombrias geralmente pretas e vermelhas escuras. Em casos extremos pode ele retratar-se como morto.

15-> O MANÍACO:

Ao contrário é um hiper-excitado, pinta redemoinhos e linhas agitadas descarregando um excesso de energia física quase sempre figuras nítidas

De cores quentes, contrastantes, mas sua excitação mascara o mesmo sentimento de culpa e ódio. A arte pode fazer bem tanto ao maníaco

como ao depressivo, dispensa a presença do terapeuta que os angustia por ter de falar de si, sozinhos podem representar alívio representando tudo no papel.

16-> VAN GOGH E SUAS ALUCINAÇÕES:

Depois de um ataque de alucinação insuportável, o grande pintor holandês

Vincent Van Gogh escreveu ao seu irmão: " Deixe-me continuar calmamente com meu trabalho, ele é de um louco, bem, tanto pior."

Van Gogh começou a desenhar aos vinte e sete anos, suicidou-se dez anos depois. Oscilava entre o profundo desanimo e surtos de entusiasmo. Ele tinha medo e horror da loucura, no seu período de insanidade, pintava quadros brilhantes e agitados. Uma vez em um dos seus piores ataques

Pintou uma das senas mais líricas e serenas. Uma vez durante uma discussão com seu amigo e pintor Paul Gauguim, atacou-lhe um copo, foi levado para a casa que o colocou na cama. Na noite seguinte Van Gogh tentou ferir o amigo com uma navalha, foi levado para o quarto e no acesso de arrependimento cortou um pedaço da orelha. E pouco antes de suicidar-se

Escreveu ao irmão, " Bem, quanto ao meu trabalho, arrisco minha vida por ele, quase perco a razão, o trabalho distrai minha cabeça, eu preciso ter alguma distração.

E suicidou-se logo após pintar a impressionante paisagem " O campo de trigo" ele sofria da psicose de natureza incerta.

17-> DEFINIÇÕES DE GÊNIO:

-> Gênio é a capacidade de antecipar-se na solução de problemas.

Thomas Carlyle

->A arte é uma amante ciumenta de um homem. Se tem gênio para a pintura, poesia, musica, arquitetura, filosofia, dará um mal marido e um fraco arrimo.

Ralph Waldo Emerson

->Não conheci homem de gênio que não tivesse de pagar em aflição ou defeito físico ou espiritual que os Deuses lhe concederam.

Max Beerbolim

-> Um homem de gênio, não se engana, seus erros aparentes são propositais e abrem as portas do descobrimento.

Jeyme Joice

->Todo homem gênio vê o mundo de um ângulo diferente dos seus contemporâneos, e aí está sua tragédia.

Havelock Ellis

->Não há nenhum grande gênio, sem algum traço de loucura.

Sêneca

Freud disse: O artista cria um mundo de fantasias por que as força do seu apelo interior exige mais do que a vida real lhe dá.

Com o psicótico o apelo interior é mais grave, podendo levá-lo a arte.

O artista na maioria das vezes não escolhe seu tema, obedece o seu inconsciente.

Ele não tem escolha, tem que expressar o turbilhão que o domina.

CONCLUSÃO:

Ter um QI elevado, ser gênio, não é sinônimo de felicidade. Pois pessoas super talentosas tendem sim, a algum distúrbio psicológico, e para viver bem no meio da sociedade, ele tem que ter um ótimo senso de equilíbrio

da sua própria mente.

E esse equilíbrio, gente! Acreditem, não é nada fácil.

Lediene Nunes

Lee Nunes
Enviado por Lee Nunes em 26/12/2009
Reeditado em 22/10/2014
Código do texto: T1996900
Classificação de conteúdo: seguro