TRABALHO PERSONALIZADO - COMPRAR EMAGRECIMENTO EM UM PROGRAMA DE ATIVIDADES FÍSICAS?

TRABALHO PERSONALIZADO - COMPRAR EMAGRECIMENTO EM UM PROGRAMA DE ATIVIDADES FÍSICAS?

Ao procurar um treinador pessoal (personal trainer) para um programa de atividades específicas e individuais, muitas pessoas acreditam estar diante de uma caixa mágica chamada emagrecimento. Alguns profissionais vendem isso, e algumas pessoas desinformadas a compram.

É muito fácil acreditarmos nisso, afinal de contas, um pouco de dieta e uma quinzena de caminhada é o suficiente para diminuirmos um ou dois quilos na balança, mas afinal de contas esses dois quilos são realmente de gordura?

Entendamos primeiramente o que é emagrecimento, esse processo nada mais é do que um individuo criar um déficit calórico diário para que atinja o montante de aproximadamente 9 mil calorias em um certo período, o que seria um quilo de gordura corporal eliminada através de exercício ou dieta, ou os dois em conjunto.

Ao iniciar atividades físicas, pessoas se policiam mais, ingerem menos refrigerantes, comem menos sal, em resumo, nas primeiras semanas a diminuição de 1 ou 2 quilos se dá diretamente a menor retenção hídrica, e alguns fatores em que o exercício tem papel direto, portanto o emagrecimento rápido para pessoas iniciantes, que ainda não estão aptos a exercícios extenuantes só poderá ter créditos se por trás haver uma dieta totalmente restritiva, o que não é recomendado para pessoas que estão fazendo atividades físicas.

Acreditar que um programa de atividades físicas lhe trará emagrecimento é ter a certeza que isso não será da noite para o dia. Isso se deve ao fato de que uma dieta restritiva fará com que o seu personal lhe restrinja de atividades extenuantes como citado acima. Atividades como musculação e várias outras que lhe trarão ganho de massa muscular, poderão mascarar e até lhe confundir quando subir na balança e seu peso ao invés de cair terem aumentado.

O fato é que muitas pessoas confundem isso, aumentar o peso não significa literalmente engordar, assim como diminuir peso não significa literalmente emagrecer, o aumento de massa magra (músculo) é muito saudável, mas não é o tópico do assunto, mas somente pra encerrar, interessante será sempre a troca de massa gorda por massa magra e talvez isso tenha razões de citação, uma vez que a médio e longo prazo essa troca é feita naturalmente, com uma boa alimentação e um bom programa de exercícios é natural que você vá substituindo massa gorda por massa magra, consequentemente a diferença na balança não será tão visível, uma vez que músculos pesam mais que gordura e assim aquela calça que antes estava bem justa, hoje já tem até uma “folguinha interessante”, porém com pouca alteração na balança.

O personal trainer não pode abrir mão de uma boa conversa e tais explicações terão que entrar na ordem principal, o emagrecimento não poderá ser prometido ou vendido como uma “caixinha de sonhos”, mas sim como resultado de um programa de atividades e controle alimentar sugerido por um profissional da área (nutricionista) que elaborará uma dieta com base nas atividades prescritas pelo personal. Assim como engordar leva meses, emagrecer não pode levar somente dias. Uma boa avaliação seguida de reavaliação periódica esclarecerá algumas dúvidas do público leigo, uma vez que a perda de gordura terá comprovação na avaliação mesmo que o peso na balança não tenha tanta alteração.

Ed Carlos \\Personal Trainer Votuporanga SP
Enviado por Ed Carlos \\Personal Trainer Votuporanga SP em 13/01/2010
Código do texto: T2026889
Classificação de conteúdo: seguro