Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

UMA ESCOLA PARA TODOS

                         UMA ESCOLA PARA TODOS

            Falar de educação especial ou inclusiva, de certa maneira para nós  educadores , comumente nos deixa ansiosos. Como educadora acredito na formação do sujeito despertando interesses diversos  pois lidar com as diferenças, nos faz conhecer e despertar aprendizagens muitas vezes significativas para nós mesmos, afinal os alunos também tem muito a acrescentar.  Mas em se tratando de educação especial não podemos deixar de  lembrar  da individualidade de cada um, de suas particularidades e de como lidar com isso. Todo educador preocupado em desempenhar suas funções tem que se preparar para lidar com essas situações e muitas vezes correr atrás mesmo de formação  pois deve saber fomentar situações de aprendizagens que assegurem  essa  aprendizagem  para todos. Muitas vezes a falta de preparo desse profissional  torna-se esse compromisso fragmentado e não se  consegue assim,  desmontar esteriótipos e acabamos sem perceber, excluindo aqueles capacitados a aprender.
           Trabalhar a desmistificação das deficiências, lidar com a diferença, trabalhar a ansiedade dos professores e de alunos que tentam entender as limitações de cada ser e conquistar também a superação de limites que todos, de uma maneira ou de outra,  enfrentam como seres aprendentes.  Limitações  não significa incapacidade de aprender.  O termo inclusão talvez seja ainda mal explicado e entendido. Essas discussões são norteadas por incertezas, mas ela está aí,  temos que lidar com a situação e essa situação não envolve só o professor e sim toda uma sociedade pensante e preocupada em realmente incluir e não excluir aqueles que como nós, precisam aprender e também  tem o que ensinar.
           Essa educação desejada deve ser racional. Não podemos apenas aceitar esses alunos matriculados na escola para falarmos que trabalhamos numa escola inclusiva, não se trata de assistencialismo. O compromisso de todos numa escola inclusiva passa por processos de transformações. Nosso compromisso é o de “transformar”, respeitando as limitações e dificuldades de todos numa instituição de ensino  e levar mais tempo para aprender algo não significa impossibilidade de aprender e nem por isso o educador deixa de ser educador. Todos aprendem com as diferenças.  Esse processo é lento, apesar de muitas mudanças já estarem acontecendo. Uma escola inclusiva onde todos aprendem e são respeitados é sim dizer que existe educação para todos.
giscalise
Enviado por giscalise em 13/01/2010
Código do texto: T2027968

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original. Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre a autora
giscalise
Birigui - São Paulo - Brasil
3 textos (703 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 22/11/14 12:05)



Rádio Poética