OS CRETINOS E CHATOS DE PLANTÃO.

OS CHATOS E CRETINOS DE PLANTÃO.

“Na semana da pré-estreia momentosa do filme “Lula, o filho do Brasil”, recebi uma honrosa proposta de me deixar biografar. Como intelectual brasileiro sou narcisista; mas lamentavelmente separo o autoamor da cretinice que grassa e assola o jardim onde florescem as nossas celebridades.

Entre outras coisas porque não há político que não se ache intelectual ( imagine-se), como não há intelectual que, como um Sartre tropical não se imagine fazendo – mesmo quando escreve croniquetas apocalípticas e poesia de pé-quebrado – política”. Negrito, grifos e parênteses meus.

Esse texto é de quem considero o maior articulista do Brasil no momento, o antropólogo Roberto Da Matta, matéria lançada em “O Globo”.

Essas miudezas que só para cretinos são grandezas, conforme refere o antropólogo, até por falta de vergonha, pois não enxergam o próprio rabo, onde a vergonha e a falta de caráter estão incrustrados, configuram os chatos de plantão, sejam políticos, cronistas e outras amebas desse jaez.

Pululam como bactérias que são, em tudo que se possa projetar, até por pedirem que fiquem instaladas a cretinice e a idiotia de plantão, se promovendo de qualquer forma, desavergonhadamente, despudoradamente, idiotamente, como diz Roberto da Matta, plenos de cretinice, digamos, idiotia da qual não escapam em DNA, coisa genética, basta pesquisar.

Essa síndrome é secundada pela repetição, nos jornais a chatice faz a vez, repete-se, repete-se, repete-se à exaustão o que está mais do que sabido e consabido, falta criatividade.

Nas produções pretendidas literatas a “chatice” faz império e quer alcançar premios e coisas que tais com mediocridades, e pior, com comprometimento da lingua, minimamente conhecida, nunca estudada seriamente; mera falta de estudo que aborrece encetar, o conforto da insciência, mas a idiotia não vê a idiotice, só méritos.....

Mas como a vida é multifacetada, há espaço para todos, mesmo repetidas as baboseiras e chatice, insistentemente. Espalham a "criatividade" caolha em todos os locais midiáticos possíveis. As celebridades.......

Não só a política é o universo midiático, onde chatos, cretinos e idiotas, mentirosos principalmente, habitam. Eles são e foram tudo na vida.... Estamos cheios deles ao largo e ao lado, é só perceber.....o antropólogo tem razão.

Celso Panza
Enviado por Celso Panza em 17/01/2010
Reeditado em 27/02/2012
Código do texto: T2034492
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.