A BOA ESCOLA

A escola, como um espaço fundamental de organização social, é um local que deve se dedicar a uma reflexão, análise e à crítica e modificadora de toda a realidade social onde ela esteja inserida.

Para que isso ocorra, é necessário que a escola manifeste claramente esse desejo, e, de fato, seja uma boa escola.

Qual é a boa escola?

Na certa, aquela que possui em seu quadro, excelentes professores.

Isso basta?

Acreditamos que poderíamos acrescentar, além dos docentes competentes, um conjunto de alunos conscientes e comprometidos com o seu aprendizado.

Será que já estaríamos com a boa escola?

Mais uma vez, devemos revisar o nosso conceito da boa escola. Além dos bons professores, dos alunos comprometidos, a boa escola deve possuir um bom espaço físico, que favoreça o desenvolvimento de atividades culturais, sociais, artísticas e esportivas.

Pronto. Já estaríamos com a boa escola?

Ainda devemos pensar em mais alguma coisa. Além dos bons professores, alunos comprometidos, espaços internos que favoreçam o desenvolvimento de uma série de atividades, devemos acrescentar que a boa escola deve possuir equipamentos e mobiliários condizentes com toda a sua proposta educacional, modernos e funcionais, além de todo o aparato tecnológico que os dias de hoje exigem e os tornam necessários.

Será então, que agora estamos diante da boa escola?

Aquela que tem bons professores, alunos comprometidos, a escola com espaços físicos e equipamentos adequados, com recursos tecnológicos e mobiliários absolutamente adequados.

Será?

Pode ser...

No entanto, uma escola só será boa de verdade quando apesar de possuir tudo isso, tenha tempo. Tempo para encantos, para cantos, para poesia, para arte, para cultura, para lazer, para discussão, para gratuidade, para ética, para estética, para bem-estar, para bem-querer.

Na realidade, a boa escola, é certo que precisa de muitas coisas, mas, mais que grandes professores, é preciso grandes corações, grandes braços, grandes abraços, que entrelaçados caminham juntos para um grande futuro.

Prof. Oswaldo Genofre

(Publicado no Jornal Folha de Ribeirão Pires)

Oswaldo Genofre
Enviado por Oswaldo Genofre em 27/01/2010
Código do texto: T2053964
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.